Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55633
Tipo
TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA HOSPITALAR
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Usuário
Condições de Trabalho
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Quality of Assistance the health
User Satisfaction
Conditions of Job
Hospital Physiotherapy Service
Calidad de la Asistencia la salud
Satisfacción del Usuario
Condiciones de Trabajo
Servicio de Fisioterapia Hospitalaria
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Usuário
Condições de Trabalho
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Pascoal, Kelly Patricia Medeiros Falcão. | Fecha del documento:
2020
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
O presente estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade da assistência fisioterapêutica prestada nas enfermarias de hospitais públicos na cidade de João Pessoa, através da análise da satisfação dos usuários, das condições de atendimento e trabalho dos fisioterapeutas, e da percepção dos coordenadores/gestores a cerca, da qualidade da assistência. Realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório, abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram do estudo 240 usuários; 15 fisioterapeutas e 5 coordenadores/gestores. Os resultados dos usuários quanto as dimensões de avaliação, mostraram que a satisfação com o trabalho dos fisioterapeutas (97%) foi maior que a satisfação com as condições oferecidas (80%). A avaliação da satisfação com as condições oferecidas por hospital, identificou maior percentual de satisfação no HULW (85%), e quanto avaliação da satisfação com o trabalho dos fisioterapeutas, o HEETSHL apresentou o maior percentual de satisfação (98,8%). A satisfação dos usuários em relação as dimensões de qualidade de forma geral, foi boa, exceto para a dimensão conforto com o maior percentual de insatisfação entre os usuários (30,8%), e a dimensão dignidade/cortesia obteve o maior percentual de satisfação entre os internos (98,3%). O discurso dos fisioterapeutas apontou que estes tinham condições adequadas de trabalho, apesar de enfrentarem algumas dificuldades como desconforto térmico, riscos ergonômicos, ausência eventual de materiais e demanda não suficiente de equipamentos para os atendimentos, e na percepção dos coordenadores/gestores a qualidade da assistência fisioterapêutica oferecida era de boa qualidade, os fisioterapeutas cursavam com boas condições laborais e estavam satisfeitos com seu trabalho no hospital. Considera-se a partir dos resultados encontrados, que a assistência fisioterapêutica nos hospitais era de qualidade satisfatória, mesmo apresentando algumas fragilidades, as quais não comprometeram a terapia oferecida .
Resumen en ingles
The present study aimed to assess the quality of physical therapy assistance provided in public hospital wards in the city of João Pessoa, through the analysis of user satisfaction, the conditions of care and work of physiotherapists, and the perception of coordinators / managers a quality of care. An exploratory case study was carried out, with a qualitative and quantitative approach. Participated in the study 240 users; 15 physiotherapists and 5 coordinators/managers. The results of the users regarding the evaluation dimensions, showed that the satisfaction with the work of the physiotherapists (97%) was greater than the satisfaction with the conditions offered (80%). The assessment of satisfaction with the conditions offered by the hospital, identified a higher percentage of satisfaction in HULW (85%), and as for the assessment of satisfaction with the work of physiotherapists, HEETSHL presented the highest percentage of satisfaction (98.8%). User satisfaction in relation to quality dimensions in general was good, except for the comfort dimension with the highest percentage of dissatisfaction among users (30.8%), and the dignity/courtesy dimension obtained the highest percentage of satisfaction. among inmates (98.3%). The speech of the physiotherapists pointed out that they had adequate working conditions, despite facing some difficulties, such as thermal discomfort, ergonomic risks, eventual absence of materials and insufficient demand for equipment for care, and in the perception of the coordinators / managers, the quality of the physiotherapeutic assistance offered was of good quality, the physiotherapists were in good working conditions and were satisfied with their work at the hospital. Based on the results found, it is considered that physiotherapeutic assistance in hospitals was of satisfactory quality, even with some weaknesses, which did not compromise the therapy offered .
Palabras clave en portugues
Avaliação em SaúdeQualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Usuário
Condições de Trabalho
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Palabras clave en ingles
Health AssessmentQuality of Assistance the health
User Satisfaction
Conditions of Job
Hospital Physiotherapy Service
Palabras clave
Valoración de SaludCalidad de la Asistencia la salud
Satisfacción del Usuario
Condiciones de Trabajo
Servicio de Fisioterapia Hospitalaria
DeCS
Avaliação em SaúdeQualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Usuário
Condições de Trabalho
Serviço Hospitalar de Fisioterapia
Compartir