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TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
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O CONSUMO PREJUDICIAL À SAÚDE DE ÁLCOOL NO BRASIL : ANÁLISES TRANSVERSAIS DE DUAS EDIÇÕES DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE, 2013 E 2019
Estilo de vida
Dirigir sob a influência
Acidentes de trânsito
Inquéritos de saúde
Brasil
Lifestyle
Driving under the influence
Accidents
Traffic
Health surveys
Brazil
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Inquéritos Epidemiológicos
Estilo de Vida
Ribeiro, Lucas Sisinno | Fecha del documento:
2022
Autor
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O álcool pode ser considerado uma substância que propicia a integração entre os indivíduos por possuir características facilitadoras das interações sociais. Porém, apesar de estar atrelado a festividades e celebrações, o consumo nocivo dessa substância pode estar associado a diversos agravos de saúde e até à morte. O beber pesado e o beber e dirigir se configuram como dois comportamentos prejudiciais à saúde que são monitorados em âmbito nacional e internacional para prover subsídios às políticas públicas no enfrentamento dos problemas de saúde provocados pelo uso do álcool. A presente tese tem o objetivo de analisar o hábito de beber pesado e o comportamento de beber e dirigir, investigando suas características sociodemográficas e os fatores associados a esses hábitos. Trata-se de um estudo transversal que utilizou dados de duas edições da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizadas em 2013 e 2019, e dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Foi possível verificar que 6,1% (IC95% 5,8 – 6,4%) dos brasileiros tinham o hábito de beber pesado em 2013 e 7,3% (IC95% 6,9 – 7,6%) em 2019. Nas duas edições da PNS observou-se um gradiente de diminuição do beber pesado durante a vida, com as maiores prevalências entre os adultos jovens, entre os homens, com baixo nível de escolaridade, entre os solteiros e residentes da área urbana. Os dados também mostraram que a prevalência do hábito de beber e dirigir foi maior entre os homens em 2013 (27,4%; IC95% 25,6 – 29,3%) e 2019 (20,5%; IC95% 19,4 – 21,7%) do que entre as mulheres (11,9%; IC95% 9,9 – 14,2% e 7,2%; IC95% 6,7 – 9,0%, respectivamente) e que estimativas significativamente mais altas foram apresentadas por pessoas de 30 a 39 anos, que vivem sem companheiro(a), residentes em áreas rurais, condutores de motocicleta. Maiores prevalências de beber e dirigir foram encontradas entre homens que possuem maior rendimento. Entre 2013 e 2019, foi observado um decréscimo significativo no beber e dirigir em todas as Unidades da Federação (UF), exceto no Tocantins. As análises também mostraram baixas aplicações de infrações em partes da região Norte e no Nordeste, no ano de 2019. Os resultados encontrados nessa tese expõem a necessidade de maiores intervenções para combater o consumo nocivo de álcool, adotando estratégia para diminuir o beber pesado e beber e dirigir nos subgrupos populacionais mais vulneráveis
Resumen en ingles
Alcohol can be considered a substance that promotes integration between individuals as it has characteristics that facilitate social interactions. However, despite being linked to festivities and celebrations, the harmful consumption of this substance can be associated with various health problems and even death. Heavy drinking and drinking and driving are configured as two harmful habits that are monitored at the national level to provide useful information to face health problems caused by the use of alcohol. The present thesis aims to analyze the habit of heavy drinking and the behavior of drinking and driving, investigating their sociodemographic characteristics and the factors associated with these behaviors. This is a cross-sectional study that used data from two editions of the National Health Survey (Pesquisa Nacional de Saúde -PNS em português), carried out in 2013 and 2019, and data from the National Traffic Department (SENATRAN). We estimated that 6.1% (95%CI 5.8 – 6.4%) of Brazilians had the habit of heavy drinking in 2013 and 7.3% (95%CI 6.9 – 7.6%) in 2019. In both editions of the PNS, there was a decreasing gradient in heavy drinking during life, with the highest prevalence among young adults, among men with a low level of education, among single people and residents of urban areas. The data also showed that the prevalence of drinking and driving was higher among men in 2013 (27.4%; 95%CI 25.6 - 29.3%) and 2019 (20.5%; 95%CI 19.4 – 21.7%) than among women (11.9%; 95%CI 9.9 – 14.2% and 7.2%; 95%CI 6.7 – 9.0%, respectively). The highest rates were reported by people aged 30 to 39 years, living without a partner, living in rural areas, and motorcycle riders. Higher prevalence estimates of drinking and driving were found among men with higher socioeconomic levels. Between 2013 and 2019, a significant decrease in drinking and driving was observed in all Federation Units (FU), except Tocantins. The analyzes also showed low infraction applications in parts of the North and Northeast regions, in the year 2019. The results found in this thesis expose the need for greater interventions to combat harmful alcohol consumption, adopting strategies to reduce heavy drinking and drinking and driving in the most vulnerable population subgroups
Palabras clave en portugues
Consumo de bebidas alcoólicasEstilo de vida
Dirigir sob a influência
Acidentes de trânsito
Inquéritos de saúde
Brasil
Palabras clave en ingles
Alcohol drinkingLifestyle
Driving under the influence
Accidents
Traffic
Health surveys
Brazil
DeCS
Dirigir sob a InfluênciaConsumo de Bebidas Alcoólicas
Inquéritos Epidemiológicos
Estilo de Vida
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