Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55260
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso restrito
Data de embargo
2024-09-04
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL IMUNOPROFILÁTICO E IMUNOTERÁPICO DE NOVOS ANTÍGENOS RECOMBINANTES DE LEISHMANIA INFANTUM: UMA ABORDAGEM EM LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA
Immune response
Vaccinology
Canine visceral leishmaniasis
Respuesta inmune
Vacunología
Leishmaniasis visceral canina
Vacinologia
Leishmaniose visceral canina
Leishmania infantum
Antígenos de Resposta Imune
Silva, Rômulo Pessoa e. | Data do documento:
2020
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Imunoprofiláticos/imunoterápicos seguros e eficazes contra a leishmaniose visceral canina (LVC) têm sido apontados como meios que podem controlar esta doença. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar, in vitro, o potencial de novas proteínas recombinantes de L. infantum, Lci10, Lci13, Q1 e Q5 para vacinologia na LVC. Após exames clínicos, parasitológicos, sorológicos e moleculares, cães provenientes de Goiana, Caruaru e Camaragibe (PE) foram inseridos nos grupos infectados (CI) e não infectados (CNI). Seis e sete cães por grupo foram empregados para a avaliação de citocinas por expressão gênica (qPCR) e por síntese (Citometria de Fluxo - CF), respectivamente. PBMCs foram estimuladas com os antígenos (concentrações previamente definidas), com o antígeno solúvel de L. infantum (ASL) ou sem estímulo (SE). Pela CF as proporções das citocinas Th1/Th2 foram determinadas. A produção do Óxido Nítrico (NO) foi mensurada nos sobrenadantes das culturas. A análise comparativa revelou que a Lci13 promoveu no grupo CNI um aumento significativo na expressão de IFN-γ em relação ao ASL (p = 0,0362), e também quando comparado ao grupo CI (p = 0,0028), além de expressão negativa para TGF-β (Th2). A Lci13 induziu ainda uma maior produção de NO em relação à amostra SE no grupo CNI, indicando assim um potencial imunoprofilático. Para Q1, as razões IFN-γ/IL-4 e TNF/IL-4 obtidas em CNI evidenciaram valores significativamente maiores em relação ao ASL (p = 0,0259 e 0,05, respectivamente), além de uma razão IFN-γ/IL-4 maior em relação ao grupo CI (p = 0,0347), dessa forma indicando um perfil imunoprofilático sugestivo. A Lci10 indica necessidade de análises complementares in vitro para definição do potencial protetor. A Q5 não apresentou um potencial protetor em nenhuma das análises. Os resultados indicam a Lci13 e a Q1 para a realização de ensaios préclínicos, a fim de determinar seus efeitos de proteção e reatogenicidade para vacinologia. A Lci13 induziu ainda uma maior produção de NO em relação à amostra SE no grupo CNI, indicando assim um potencial imunoprofilático. Para Q1, as razões IFN-γ/IL-4 e TNF/IL-4 obtidas em CNI evidenciaram valores significativamente maiores em relação ao ASL (p = 0,0259 e 0,05, respectivamente), além de uma razão IFN-γ/IL-4 maior em relação ao grupo CI (p = 0,0347), dessa forma indicando um perfil imunoprofilático sugestivo. A Lci10 indica necessidade de análises complementares in vitro para definição do potencial protetor. A Q5 não apresentou um potencial protetor em nenhuma das análises. Os resultados indicam a Lci13 e a Q1 para a realização de ensaios préclínicos, a fim de determinar seus efeitos de proteção e reatogenicidade para vacinologia.
Resumo em Inglês
For Q1, the IFN-γ/IL-4 and TNF/IL-4 ratios obtained in NInD showed significantly higher values in relation to LSA (p = 0.0259 and 0.05, respectively), in addition to a higher IFN-γ/IL-4 ratio in relation to InD group (p = 0.0347), thus indicating a suggestive immunoprophylactic profile. Lci10 indicates the need for complementary in vitro analyzes to define the protective potential. Q5 did not present a protective potential in any of the analyzes. The results indicate Lci13 and Q1 for conducting pre-clinical trials, in order to determine their protective and reactogenicity effects for vaccinology.
Palavras-chave em inglês
Recombinant antigensImmune response
Vaccinology
Canine visceral leishmaniasis
Palavras-chave em espanhol
Antígenos recombinantesRespuesta inmune
Vacunología
Leishmaniasis visceral canina
DeCS
Antígenos recombinantesVacinologia
Leishmaniose visceral canina
Leishmania infantum
Antígenos de Resposta Imune
Compartilhar