Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55231
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso restrito
Data de embargo
2021-09-03
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO REALIZADO PELO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA NA ATENÇÃO A HIPERTENSÃO E DIABETES EM RECIFE
Family Health Strategy
Education in Health
Continuing Education
Educación Continua
Estrategia de Salud de la Familia
Educación en Salud
Educación Continua
Estratégia Saúde da Família
Educação em Saúde
Educação Continuada
Pessoal de saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Bezerra, Hassyla Maria de Carvalho | Data do documento:
2019
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Um grande desafio para a Estratégia Saúde da Família (ESF) como ordenadora do cuidado é a atenção a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM). Para apoiar a inserção da ESF na rede de serviços, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que devido a revisão da Política Nacional de Atenção Básica passou a ser denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Considerando as dimensões trabalhadas pelo NASF-AB, concernente ao processo educativo, sua atuação contempla a educação permanente e a educação em saúde. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o processo educativo realizado pelo NASF-AB na atenção a hipertensão e diabetes em Recife. Foi realizada uma pesquisa avaliativa orientada pela teoria, de abordagem qualitativa, com construção de um modelo teórico a partir da teoria educacional das obras de Paulo Freire. O estudo foi realizado na cidade do Recife, no qual participam uma equipe de profissionais do NASF-AB, uma equipe de profissionais da ESF e um grupo de usuários portadores de HA e/ou DM, atendidos pelas equipes participantes. A coleta de dados foi realizada através de grupos focais, que foram submetidos à análise temática. Os resultados do estudo evidenciaram a coexistência da utilização das concepções problematizadora e bancária pelos profissionais, que refletiu diretamente em suas práticas. Destaca-se que os usuários que participavam de grupos educativos, relataram melhorias nas condições de saúde, devido a prática de atividade física e a alimentação saudável que passaram a realizar. Observou-se também a visão curativista e medicalocêntrica nos discursos dos usuários que não participavam dos grupos. Além disso, o incentivo pela busca de direitos durante as ações educativas, levou a conquista pelos usuários da implantação do Programa Academia da Cidade no território da ESF. Esses achados revelam o poder de transformação das ações educativas quando tornam-se participativas e construídas a partir das experiências e necessidades da população .
Resumo em Inglês
The major challenge for the Family Health Strategy (FHS) as a care organizer is attention to arterial hypertension (AH) and Diabetes Mellitus (DM).The Ministry of Health created the Family Health Support Nuclei (FHSN), which had a review of the National Policy of Basic Attention. Expanded Nucleus of Family Health and Basic Care (FHSN-BC). FHSN-BC, aimed at the educational process, the same in the perspective of lifelong education and health education. In view of the above, the present study aimed to evaluate the educational process performed by FHSN-BC in the attention to hypertension and diabetes in Recife. A theory-oriented evaluative research was carried out with a qualitative approach, with the construction of a theoretical model based on the educational theory of Paulo Freire's works. The study was carried out in the city of Recife, in which a team of FHSN-BC professionals, a team of FSH professionals and a group of users with AH and / or DM attended by the participating teams participated. Data collection was done through focus groups, which were submitted to thematic analysis.The results of the study evidenced the coexistence of the use of problematizing and banking conceptions by professionals, which reflected directly on their practices. It is noteworthy that users who participated in educational groups reported improvements in health conditions, also passing through the curative and medical-centric view observed in the discourses of those who did not participate in the groups. In addition, the incentive for the search for rights held by professionals during educational activities led to the conquest by users of the implementation of the Academia da Cidade Program in the territory of the FHS. These findings reveal the transformative power of educational actions when they become participatory and built on the experiences and needs of the population .
Palavras-chave em inglês
Health AssessmentFamily Health Strategy
Education in Health
Continuing Education
Educación Continua
Palavras-chave em espanhol
Valoración de SaludEstrategia de Salud de la Familia
Educación en Salud
Educación Continua
DeCS
Avaliação em SaúdeEstratégia Saúde da Família
Educação em Saúde
Educação Continuada
Pessoal de saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Compartilhar