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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54517
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso restringido
Fecha del embargo
2024-07-31
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
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ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE PARA UM PROGRAMA DE TERCEIRO ANO OPCIONAL DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Terapias Complementares
Medicina de Família e Comunidade
Competência Clínica
Therapies Complementary
Family and Community Medicine
Clinical Competence
Terapias Complementario
Medicina Familiar y Comunitaria
Competencia Clínica
Terapias Complementares
Medicina de Família e Comunidade
Competência Clínica
Santos, Aarão Carajás Dias dos. | Fecha del documento:
2019
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são um conjunto de práticas e saberes milenares. A visão holística que envolve as PICS é um fator que se aproxima das atividades e pensamentos que a Medicina de Família e Comunidade (MFC) ajuda a construir na Atenção Primária à Saúde. Este trabalho objetivou propor uma matriz de competências em PICS para um terceiro ano opcional de residência em MFC. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou a Técnica Delphi Modificada (TDM). Foi realizado levantamento bibliográfico e documental para se identificarem as competências relevantes para uma formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Tais competências foram então submetidas a um processo de validação pelos participantes da pesquisa, tendo por base uma matriz crítico-emancipatória, utilizando-se a TDM. A partir do produto validado, foi então construída uma proposta de matriz de competências em PICS para um terceiro ano opcional de residência em MFC. Acredita-se que uma matriz de competências em PICS fortaleça visões integradoras de saúde que, ao acolher saberes diversos, engendram simbioses potencializadoras da capacidade resolutiva do MFC; consigam demonstrar similaridades com características da formação em MFC; fortaleçam áreas apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de formação médica, preenchendo lacunas criadas por processos educativos segmentadores ainda hoje vivenciados; se aproximem de características presentes na Política Nacional de Educação Popular em Saúde; fortaleçam a APS, lugar estratégico para a inserção das PICS no SUS e potencializem o papel político do MFC ao problematizar o caráter colonizador da produção biomédica, que produziu, por várias décadas, uma formação médica mercadológica e reducionista da singularidade humana .
Resumen en ingles
Integrative and Complementary Health Practices (PICS) are a set of millennial practices and knowledge. The holistic view surrounding PICS is a factor that comes close to the activities and thoughts that Family and Community Medicine (MFC) help build in Primary Health Care. This paper aimed to propose a PICS competency matrix for an optional third year of residency in MFC. This intervention research used the Modified Delphi Technique (TDM). A bibliographic and documentary survey was conducted to identify the relevant competences for training in integrative and complementary health practices. The research participants, based on a criticalemancipatory matrix, using the MDT, then subjected these competences to a validation process. From the validated product, a PICS competency matrix proposal was then constructed for an optional third year of residency in MFC. A matrix of PICS competencies is believed to: Strengthen integrative health visions that, by embracing diverse knowledge, engender potentiating symbioses of MFC's resolving capacity; can demonstrate similarities with CFM training characteristics; strengthen areas highlighted by the National Curriculum Guidelines for medical education by filling gaps created by segmenting educational processes still experienced today; approaches characteristics present in the National Policy of Popular Education in Health; Strengthen PHC, a strategic place for the insertion of PICS in the SUS; and enhance the political role of the CFM by problematizing the colonizing character of biomedical production that has produced for several decades a market medical and reductionist formation of human singularity .
Palabras clave en portugues
Educação Baseada em CompetênciasTerapias Complementares
Medicina de Família e Comunidade
Competência Clínica
Palabras clave en ingles
Competency-Based EducationTherapies Complementary
Family and Community Medicine
Clinical Competence
Palabras clave
Educación Basada en CompetenciasTerapias Complementario
Medicina Familiar y Comunitaria
Competencia Clínica
DeCS
Educação Baseada em CompetênciasTerapias Complementares
Medicina de Família e Comunidade
Competência Clínica
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