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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54102
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
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2020-12-30
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PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS: VALIDAÇÃO DA CONCORDÂNCIA ENTRE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
Avaliação de programas e projetos de saúde
Assistência à saúde
Qualidade, acesso e avaliação da assistência à Saúde
Qualidadeda assistência à saúde
Evaluation of health programs and projects
Assistance to health
Quality, access and evaluation of Health assistance
Quality of assistance the health
Evaluación de programas y proyectos de salud
Asistencia a salud
Calidad, acceso y evaluación de Asistencia sanitaria
Calidad de la asistencia la salud
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Serviços de saúde bucal
Assistência à Saúde
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Marques, Mônica Maria Motta dos Reis. | Fecha del documento:
2019
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Estudo metodológico, de abordagem quantitativa. Pretendeu validar a concordância entre instrumentos avaliativos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) do primeiro ciclo. A partir da análise documental dos 62 padrões de qualidade da ferramenta autoavaliativa AMAQ-CEO e dos 356 padrões dos formulários dos Módulos I e II da Avaliação Externa, foi construída uma Matriz de Concordância entre estes instrumentos, contendo uma Escala de Likert, com escores de um a cinco, para o registro da opinião de cada painelista, quanto a cada possibilidade de concordância aventada. O conteúdo desta Matriz foi validado, pela Técnica de Consenso de Delphi. Utilizou-se o programa estatístico R para as análises descritivas e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Definiu-se como consenso, para cada possibilidade de concordância entre os itens, o IVC > 78%, considerando-se a Proporção de itens concordantes. Os IVC foram analisados também para a Média dos itens concordantes e, para a Média de todos os itens. Para a Proporção de itens concordantes, a Dimensão com melhor IVC foi a Estrutura do CEO (100,0%) e, a pior foi Perfil, Processo de Trabalho e Atenção Integral à Saúde Bucal (80,5%). Quanto às Subdimensões, os cinco maiores IVC foram para H – Infraestrutura e Equipamentos (100,0%), I – Insumos e Instrumentais (100,0%), K – Organização do Processo de Trabalho (100,0%), L – Atenção Integral à Saúde Bucal (96,3%) e C – Gestão do Trabalho (95,5%). Já, os piores IVC foram para E – Apoio Institucional (66,7%) e J – Perfil da Equipe (50,0%).$$bForam validados 85% dos itens da Matriz construída, comprovando que existe concordância entre os padrões de qualidade da ferramenta AMAQ-CEO e da Avaliação Externa, para o primeiro ciclo avaliativo do PMAQ-CEO. Este estudo veio contribuir para a institucionalização da avaliação nos CEO
Resumen en ingles
Methodological study, with a quantitative approach. It aimed to validate the agreement between evaluation instruments of the Program for Improving Access and Quality of Dental Specialties Centers (PMAQ-CEO) of the first cycle. Based on the documentary analysis of the 62 quality standards of the AMAQ-CEO self-assessment tool and the 356 standards of the Forms of Modules I and II of the External Evaluation, a Matrix of Concordance was constructed between these instruments, containing a Likert Scale, with scores of one to five, for the record of the opinion of each panelist, as to each possibility of concurrence. The content of this Matrix was validated by the Delphi Consensus Technique. The statistical program R was used for descriptive analyzes and the Content Validity Index (IVC). A consensus was defined as, for each possibility of agreement between the items, the IVC > 78%, considering the Proportion of concordant items. The IVC were also analyzed for the Mean of the concordant items, and for the Average of all items. For the Proportion of concordant items, the Dimension with the best IVC was the CEO Structure (100.0%), and the worst was Profile, Work Process and Integral Care to Oral Health (80.5%). As for the Subdimensions, the five largest IVCs were H - Infrastructure and Equipment (100.0%), I - Inputs and Instrumental (100.0%), K - Work Process Organization (100.0%), L - Comprehensive Oral Health Care (96.3%) and C - Labor Management (95.5%). Already, the worst IVC were for E - Institutional Support (66.7%) and J - Team Profile (50.0%). A total of 85% of the items in the built matrix were validated, confirming that there is agreement between the quality standards of the AMAQ-CEO tool and the External Evaluation for the first evaluation cycle of the PMAQ-CEO. This study contributed to the institutionalization of evaluation in the CEO .
Palabras clave en portugues
Avaliação em SaúdeAvaliação de programas e projetos de saúde
Assistência à saúde
Qualidade, acesso e avaliação da assistência à Saúde
Qualidadeda assistência à saúde
Palabras clave en ingles
Health AssessmentEvaluation of health programs and projects
Assistance to health
Quality, access and evaluation of Health assistance
Quality of assistance the health
Palabras clave
Valoración de SaludEvaluación de programas y proyectos de salud
Asistencia a salud
Calidad, acceso y evaluación de Asistencia sanitaria
Calidad de la asistencia la salud
DeCS
Avaliação em SaúdeAvaliação de Programas e Projetos de Saúde
Serviços de saúde bucal
Assistência à Saúde
Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
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