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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53901
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- ENSP - Artigos de Periódicos [2350]
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COMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL, DIRETIVA E AFETIVA EM IMPRESSOS HOSPITALARES
Título alternativo
Instrumental, directive, and affective communication in hospital leafletsAfiliação
Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro, Rj, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho se ocupa dos típicos sistemas semânticos extraídos dos recursos comunicativos de equipes hospitalares, que tentam validar informações como um objeto a ser transferido aos pacientes. Descrevemos modelos de comunicação textual em 58 impressos de orientações aos pacientes de cinco unidades hospitalares, coletados de 1996 a 2002. Identificamos três categorias fundamentadas na teoria dos atos de fala (Austin, Searle e Habermas): (1) Proferimentos cognitivo-instrumentais descrições por meio de termos técnicos validados por argumentação auto-referente, incompleta ou inacessível; função educativa implícita. (2) Proferimentos técnico-diretivos auto-referentes (contexto dos setores de origem); deslocamento freqüente de atos cotidianos para o terreno técnico com função disciplinadora; impessoalidade. (3) Modulações expressivas: necessidade de conexões intersubjetivas para fortalecer laços de confiança; tendência à infantilização. Concluímos que as categorias estudadas expõem: base em origens fragmentárias; pressupostos de univocidade de mensagens e consumo invariante da informação (motivações e interesses idealizados, alheios às perspectivas individuais); pressuposto de interesses universais como geradores de conhecimento.
Resumo em Inglês
This study focuses on the typical semantic systems extracted from hospital staff communicative resources which attempt to validate information as an “object” to be transferred to
patients. We describe the models of textual communication in 58 patient information leaflets
from five hospital units in Brazil, gathered from 1996 to 2002. Three categories were identified,
based on the theory of speech acts (Austin, Searle, and Habermas): 1) cognitive-instrumental
utterances: descriptions by means of technical terms validated by self-referred, incomplete, or
inaccessible argumentation, with an implicit educational function; 2) technical-directive utterances: self-referred (to the context of the source domains), with a shifting of everyday acts to
a technical terrain with a disciplinary function and impersonal features; and 3) expressive
modulations: need for inter-subjective connections to strengthen bonds of trust and a tendency
to use childish arguments. We conclude that the three categories displayed: fragmentary
sources; assumption of univocal messages and invariable use of information (idealized motivations and interests, apart from individualized perspectives); and assumption of universal interests as generators of knowledge.
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