Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53502
Tipo de documento
PeriódicoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
SAÚDE AMANHÃ: TEXTOS PARA DISCUSSÃO 89: OS IDOSOS BRASILEIROS: MUITO ALÉM DOS 60?
Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi convidada pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Camarano, Ana Amélia | Data do documento:
2022
Autor(es)
Afiliação
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Resumo
Neste artigo, analisa-se a trajetória demográfica e de morbidade dos idosos brasileiros e traça-se um cenário sobre o seu crescimento futuro levando em conta o impacto da pandemia da Covid-19. Em razão da maior fragilidade desse grupo e da sua maior demanda, mediu-se o “descompasso” entre a demanda e a oferta de cuidados. Além disso, projetaram-se o número de idosos que devem demandar cuidados e o custo monetário que o seu atendimento acarretaria.
Editor
Fiocruz/Presidência
Referência
CAMARANO, Ana Amélia. Saúde Amanhã: Textos para Discussão 89: Os idosos brasileiros: muito além dos 60?. Rio de Janeiro: Fiocruz/Presidência, 2022. 22 p. (Série Saúde Amanhã).Notas
Publicação cujo objetivo é divulgar resultados de estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto Saúde Amanhã, disseminando informações sobre a prospecção estratégica em saúde, em um horizonte móvel de 20 anos. Busca, ainda, estabelecer um espaço para discussões e debates entre os profissionais especializados e instituições do setor. As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Fiocruz/MS. O projeto Saúde Amanhã é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no contexto da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”/Fiocruz. É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi convidada pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Compartilhar