Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53023
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
CARACTERÍSTICAS DE DOIS PROGRAMAS DE CIÊNCIAS PARA JOVENS DE ENSINO MÉDIO NO JAPÃO E BRASIL
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nessa pesquisa, pretende-se investigar características de dois programas de ciências
para jovens de Ensino Médio no Japão e no Brasil. Para isto, será necessário também
investigar como as concepções culturais japonesas e ocidentais de ciência podem
influenciar ou não a seleção de certos temas, áreas de conhecimento e formas de
participação na iniciação científica conduzida por pesquisadores para jovens no ensino
médio. Tem-se como objetivo comparar os dois programas de iniciação científica para
estudantes no ensino médio: o programa Sakura Science, organizado pela Agência de
Ciência e Tecnologia do Japão e localizado no Japão, e o Programa de Vocação
Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz que está localizado no Brasil. Essa
investigação será realizada com base na Análise de Conteúdo, para analisar os
relatórios, artigos e outros documentos que registram os objetivos e as programações
das atividades de iniciação científica que são realizadas pelos estudantes com os seus
respectivos orientadores e coorientadores. Argumenta-se que é necessário considerar
aspectos culturais e históricos que constituem as concepções sobre ciência para melhor
compreender os seus possíveis significados e como podem fundamentar a formação
científica para os estudantes nesses programas de iniciação científica do Brasil e do
Japão. Nessa análise, também se considera as abordagens da Antropologia das
Emoções e Sociologia das Emoções para abranger a importância do papel das emoções
nas interações e disposições que integram a formação científica nesses programas de
iniciação científica.
Share