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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52626
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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MUTIRÃO É PARTILHA É ALEGRIA DE CONTRIBUIR COM O POVO
Organicidade
Experiências vividas
Educação Popular
Semiárido brasileiro
Organicity
Experiences lived
Popular Education
Brazilian semi-arid
Rocha, Raimunda Nonata Sousa da | Data do documento:
2021
Autor(es)
Coordenador(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Resumo
Os conflitos agrários vêm sendo bem acirrados na história dos brasileiros, porém, o
surgimento de movimentos sociais no campo e entidades de representação dos
camponeses na luta por uma maior igualdade social como as ligas camponesas.
Neste contexto se fundamenta a necessidade de planejamento e organização
permanente, e com o a ajuda dos mutirões, se desenvolve, planeja e organiza os
assentamentos, como forma de possibilitar a consolidação ativa dos assentados. O
mutirão, possibilita além da ocupação da terra, a organização de ações de
educação, saúde, manejo de produção agrícola e preservação do meio ambiente,
bem como, ajuda a entender a necessidade do processo de coletividade,
solidariedade e construção de autonomia como princípio de organização e produção
dos moradores desse território. Diante disso, o objetivo do presente trabalho
consiste em analisar a forma como ocorre a organização dos assentados/as nos
trabalhos coletivos na convivência diária desses trabalhadores. Trata-se de uma
reflexão sobre o método mutirão utilizado pelo o MST nos assentamentos em área
de Reforma Agrária, visualizando minhas experiências como profissional nas
Escolas do Campo, Maria Nazaré de Souza no Assentamento Maceió, em Itapipoca,
na Escola José Fideles de Moura, em Santana do Acaraú e na Escola Francisca
Pinto dos Santos, em Ocara e no Assentamento Antonio Conselheiro, todos no
estado do Ceará, bem como o registro de diversos atores participantes de mutirões
promovidos pelo movimento. Os registros sobre o tema mutirão destes participantes
mostram a centralidade e a essência da ferramenta metodológica como:
organização, solidariedade, educação, respeito, força de trabalho, valores humanos
e conquista. Assim, é bastante recomendado a prática do mutirão para ações e
conquistas necessárias em cada espaço, seguindo as etapas de conhecer
coletivamente as necessidades, organizar, realizar e avaliar o mutirão e as
conquistas. Com os mutirões é possível a construção de espaços e oportunidades
de qualidade de vida e convivência coletiva. Foi possível observar que a mutirão une
mais os assentados, oportunizando sua colaboração e intervenções nas políticas
públicas, para lutarem por seus direitos nessa sociedade tão injusta e desigual.
Resumo em Inglês
Agrarian conflicts have been very intense in the history of Brazilians, however, the
emergence of social movements in the countryside and entities representing the
peasants in the struggle for greater social equality such as the peasant leagues. In
this context, the need for permanent planning and organization is founded, and with
the help of the joint efforts, the settlements are developed, planned and organized,
as a way of enabling the active consolidation of the settlers. The task force, in
addition to the occupation of the land, enables the organization of education, health,
management of agricultural production and preservation of the environment, as well
as, better helps to understand the need for the process of collectivity, solidarity and
the construction of autonomy as a principle of organization and production of the
inhabitants of that territory. Therefore, the objective of the present work is to analyze
the way in which the organization of settlers in collective work occurs in the daily
coexistence of these workers. It is a reflection on the collective effort method used by
the MST in the settlements in the area of Agrarian Reform, visualizing my
experiences as a professional in the Schools of the Field, Maria Nazaré de Souza in
the Maceió Settlement, in Itapipoca, in the José Fideles de Moura School, in Santana
do Acaraú and in the Francisca Pinto dos Santos School, in Ocara and in the Antonio
Conselheiro Settlement, as well as the registration of several actors participating in
joint efforts promoted by the movement. The records of these participants show the
centrality and the essence of the methodological tool such as: organization,
solidarity, education, respect, workforce, human values and achievement. Thus, it is
highly recommended to practice the task force for actions and necessary
achievements in each space, following the steps of collectively knowing the needs,
organizing, carrying out and evaluating the task force and the achievements. With
joint efforts it is possible to build spaces and opportunities for quality of life and
collective coexistence. It was possible to observe that the task force unites the
settlers more, providing opportunities for their collaboration and interventions in
public policies, to fight for their rights in this society so unfair and unequal.
Palavras-chave
Ação coletivaOrganicidade
Experiências vividas
Educação Popular
Semiárido brasileiro
Palavras-chave em inglês
Collective actionOrganicity
Experiences lived
Popular Education
Brazilian semi-arid
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