Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52340
Tipo de documento
PeriódicoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
SAÚDE AMANHÃ: TEXTOS PARA DISCUSSÃO 30: SAÚDE E EDUCAÇÃO SACRIFICADAS: O DESMONTE DO ESTADO EM MEIO À MAIOR CRISE DA HISTÓRIA BRASILEIRA (2015-2016)
Pedro Rossi, da Universidade Estadual de Campinas, foi convidado pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Rossi, Pedro | Data do documento:
2017
Autor(es)
Instituição responsável
Afiliação
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia da Unicamp. Campinas, SP, Brasil.
Resumo
O presente ensaio tem dois objetivos principais; o primeiro é o de caracterizar a crise em dois períodos distintos; os períodos de austeridade e de desmonte do Estado. Já o segundo é o de apontar o impacto da reforma fiscal no gasto com educação e saúde. Para isso, na primeira seção, analisa-se a gravidade da contração da renda atual, quando comparada com as outras três maiores depressões econômicas no Brasil. Já na segunda seção analisa-se o primeiro tempo da crise que consiste na “virada para austeridade” do segundo governo Dilma.
Editor
Fiocruz/ Presidência
Referência
ROSSI, Pedro. Saúde e educação sacrificadas: o desmonte do estado em meio à maior crise da história brasileira (2015-2016). Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2017. 17 p. (Série Saúde Amanhã). Textos para Discussão 30.Notas
Publicação cujo objetivo é divulgar resultados de estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto Saúde Amanhã, disseminando informações sobre a prospecção estratégica em saúde, em um horizonte móvel de 20 anos. Busca, ainda, estabelecer um espaço para discussões e debates entre os profissionais especializados e instituições do setor. As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Fiocruz/MS. O projeto Saúde Amanhã é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no contexto da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”/Fiocruz. É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Pedro Rossi, da Universidade Estadual de Campinas, foi convidado pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Compartilhar