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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52332
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
Metadata
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MOVIMENTOS E REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) NO DISTRITO FEDERAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PRÁTICAS APRESENTADAS NA I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS/DF
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Pesquisa qualitativa documental, tipo estudo de caso, que apresenta como objetivo analisar
como as ações de educação na saúde têm sido abordadas/vivenciadas/praticadas na SES/DF, a
partir dos relatos apresentados na “I Mostra de Experiências Inovadoras no SUS - Distrito
Federal”, realizada em 2017. Para a seleção dos relatos, foram realizadas leituras das 39
experiências contidas na categoria “Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde”, sendo
selecionados 18 para leitura em profundidade. Os relatos foram analisados e categorizados a
partir da literatura científica e dos pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS),
sendo apresentados a partir dos seguintes tópicos: apresentação geral das ações educativas;
público-alvo e abordagem profissional; abordagem metodológica; integração ensino-serviço; e
avaliação e monitoramento das ações educativas. Predominaram relatos das regiões de saúde
Central e Sudoeste, desenvolvidas em Unidades Ambulatoriais e Hospitalares, seguidas das
Unidades Básicas de Saúde. As ações educativas foram em grande parte realizadas de forma
multiprofissional, com predominância das categorias profissionais de enfermagem, medicina,
odontologia, fisioterapia e serviço social. Ademais, foi possível identificar o movimento por
parte dos formuladores destas ações, mesmo que de forma incipiente, para a inserção de
elementos estruturantes da EPS, como: metodologias problematizadoras e participativas;
diálogos interprofissionais; além de estratégias de monitoramento e avaliação, estas ainda
pouco exploradas. Ressalta-se, entretanto, a necessidade de maior aprofundamento por estes
atores sobre os conceitos e elementos metodológicos da EPS, de forma a potencializar as ações
realizadas nos serviços de saúde. Ademais, visualiza-se a necessidade para a compreensão das
potencialidades da Educação Permanente em Saúde como ação contínua e ativadora do
processo de qualificação do trabalho considerando, assim, a tríade saúde, doença e cuidado. Por
fim, destaca-se a potencialidade da I Mostra do DF como impulsionadora para o
compartilhamento de saberes e experiências sobre EPS nos serviços de saúde do DF,
recomendando-se sua continuidade de forma periódica. Sugere-se, ainda, maior inclusão de
experiências e de participação dos trabalhadores, e maior detalhamento das experiências, a fim
de valorizar as riquezas do trabalho no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal.
Resumo em Inglês
Qualitative documentary research, case study type, which aims to analyze how health education
actions have been approached / experienced / practiced in SES / DF, based on the reports
presented in the “I Show of Innovative Experiences in SUS – Distrito Federal”. held in 2017.
For the selection of the reports, readings were made of the 39 experiences contained in the
category“ Management of Work and Health Education ”, and 18 reports were selected for indepth reading. The reports were analyzed and categorized from the scientific literature and the
assumptions of Permanent Health Education (EPS), being presented from the following topics:
general presentation of educational actions; target audience and professional approach;
Methodological Approach; teaching-service integration; and evaluation monitoring of
educational actions. Reports from the Central and Southwest health regions, developed in
outpatient and hospital units, followed by the Basic Health Units predominated. The educational
actions were largely carried out in a multidisciplinary manner, with predominance of the
professional categories of nursing, medicine, dentistry, physiotherapy and social service.
Moreover, it was possible to identify the movement by the formulators of these actions, even if
incipiently, for the insertion of structuring elements of the EPS, such as: problematizing and
participatory methodologies; interprofessional dialogues; besides monitoring and evaluation
strategies, these are still little explored. However, it is emphasized the need for further
deepening by these actors on the concepts and methodological elements of EPS, in order to
enhance the actions performed in health services. Moreover, it is necessary to understand the
potential of Permanent Education in Health as a continuous action and activator of the process
of work qualification considering, thus, the triad health-disease and care. Finally, we highlight
the potentiality of the I DF Show as a driver for the sharing of knowledge and experiences about
EPS in the health services of the DF, and its continuity is recommended periodically. It is also
suggested greater inclusion of experiences and participation of workers, and greater detailing
of experiences, in order to value the riches of work of the Federal Health System of the Distrito
Federal.
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