Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51854
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso restringido
Fecha del embargo
2031-12-31
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
THE FEMALE PREDOMINANCE OF A VOCATIONAL AND SCIENTIFIC AND EDUCATION PROGRAMME FOR HIGH SCHOOL STUDENTS IN RIO DE JANEIRO AND RECIFE, BRAZIL
Educação em Ciências
Programa de Vocação Científica
Mulheres
Introdução a Pesquisa
Science Education
Vocational and Scientific Programme
Woman
Research Introduction
Enseñanza de las Ciencias
Programa de Vocación Científica
Mujer
Introducción a la Investigación
Titulo alternativo
Predominio de mujeres en programa de formación vocacional y científica dirigido a estudiantes locales en Rio de Janeiro y Recife, BrasilAutor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O objetivo desta pesquisa é compreender como os alunos consideram suas escolhas de formação em um programa específico de formação científica enquanto estão no ensino médio. O nome desse programa é Provoc, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Historicamente, esse programa tem se caracterizado por uma predominância significativa de mulheres jovens, tanto no Rio de Janeiro (Sudeste do Brasil) quanto em Recife (Nordeste do Brasil). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo entrevistado individualmente 27 estudantes do Rio de Janeiro e Recife. No Rio de Janeiro, também foi realizada uma entrevista com um grupo focal formado por 12 alunos. Os resultados apontam para diversas características das mulheres que as tornam mais propensas a participar desse programa, como maturidade, responsabilidade, organização, paciência para passar pelo processo seletivo, dedicação escolar e interesse pelo futuro profissional. A predominância de mulheres também está associada às áreas tradicionais da Fiocruz, principalmente a Biologia e as relacionadas às Ciências Médicas. Os resultados indicam que as escolhas de formação científica na adolescência já possuem um viés de gênero e que os alunos já estão, em certa medida, cientes das diferenças de gênero no ambiente escolar e de trabalho.
Resumen en ingles
The aim of this research is to understand how students view their volunteer choices to take part in a specific scientific education programme while they attend high school. This programme is called (Provoc) located at Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz), Brazil. Historically, this programme has been characterised by a significant predominance of young females in both Rio de Janeiro (southeast Brazil) and Recife (northeast Brazil). This research is qualitative, having interviewed individually 27 students in Rio de Janeiro and Recife. A focus group interview with 12 students was also conducted in Rio de Janeiro. The results indicate several female attributes that make girls more prone to participate in this programme such as maturity, responsibility, organisation, patience to undergo the selection process, school dedication and concern with their professional future. The female predominance is also associated with the traditional areas of Fiocruz, which are mainly biology and those related to health sciences. The results indicate that volunteer choices towards science during adolescence are already gender biased and that students have some awareness of gender differences at school and in work environments.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El objetivo de esta investigación es comprender de qué forma las y los estudiantes consideran sus elecciones de formación en un programa específico de formación científica mientras cursan el liceo. El nombre de este programa es Provoc, de la Fundación Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Históricamente, este programa se ha caracterizado por un significativo predominio de mujeres jóvenes, tanto en Rio de Janeiro (sudeste de Brasil) como en Recife (nordeste de Brasil). Esta es una investigación cualitativa, habiendo entrevistado de forma individual a 27 estudiantes de Rio de Janeiro y Recife. En Rio de Janeiro se realizó asimismo una entrevista a un grupo focal compuesto por 12 estudiantes. Los resultados apuntan a varias características propias de las mujeres que hacen que las mismas tengan más inclinación a participar en este programa, tal como madurez, responsabilidad, organización, paciencia para pasar por el proceso de selección, dedicación escolar e interés por su futuro profesional. El predominio de mujeres se asocia también con las áreas tradicionales de Fiocruz, principalmente Biología y aquellas relacionadas con las Ciencias Médicas. Los resultados indican que las elecciones de formación científica durante la adolescencia ya poseen un sesgo de género y que las y los estudiantes ya son en cierta medida conscientes de las diferencias de género en el ambiente escolar y laboral.
Palabras clave en portugues
Ensino MédioEducação em Ciências
Programa de Vocação Científica
Mulheres
Introdução a Pesquisa
Palabras clave en ingles
High School StudentsScience Education
Vocational and Scientific Programme
Woman
Research Introduction
Palabras clave
Escuela SecundariaEnseñanza de las Ciencias
Programa de Vocación Científica
Mujer
Introducción a la Investigación
Compartir