Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51637
A ABORDAGEM DA FITOTERAPIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM PROJETO DE HORTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Living Laboratory.
Three Pedagogical Moments.
Natural Sciences.
Título alternativo
The phytotherapy approach for scientific literacy in a Housing project in the final years of fundamental educationAfiliação
Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar a abordagem da fitoterapia no caminho para a alfabetização científica em um projeto de Horta/Laboratório vivo. A pesquisa explora e problematiza os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e práticas de ciências no projeto em 2017, 2018 e 2019, relatando todo o percurso indicativo de abordagem da fitoterapia relacionada à alfabetização científica. Partiu-se da construção da horta e leitura histórica, com o objetivo de compreender de que maneira o tema é discutido ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa intervenção, apoiada em memórias e registros do diário de campo da professora/pesquisadora como dados principais e questionários com questões abertas, aplicadas aos sujeitos como instrumento de validação dos dados. Os resultados direcionam o olhar para o conhecimento por meio de ações que se desenvolvem nos três momentos pedagógicos. Apresentam-se os resultados colhidos em campo, tendo a horta como espaço de construção do conhecimento científico sobre a fitoterapia, bem como os desafios na continuidade e aprofundamento do projeto. Os resultados servem como balizadores para o aprofundamento das análises qualitativas sobre o conceito de alfabetização científica e fitoterapia, a partir de um projeto de horta como "Laboratório Vivo".
Resumo em Inglês
The objective of the research was to investigate the approach of phytotherapy on the way to scientific literacy in a project of Horta/Laboratório vivo. The research explores and problematizes the knowledge acquired in the theoretical and practical science classes in the project in 2017, 2018 and 2019, reporting the entire indicative course of approach to phytotherapy related to scientific literacy. The research starts from the construction of the vegetable garden and historical reading, with the objective of understanding how the theme is discussed over the years. It is a qualitative research characterized as intervention research supported by memories and records of the teacher / researcher's field diary as main data, and questionnaires with open questions applied to the subjects as an instrument of data validation. The results direct the look towards knowledge through actions that are developed in the three pedagogical moments. The results obtained in the field are presented, with the vegetable garden as a space for the construction of scientific knowledge about phytotherapy, as well as the challenges in the continuity and deepening of the project. The results serve as guidelines for further qualitative analysis of the concept of scientific literacy and phytotherapy based on a garden project such as "Laboratório Vivo".
Palavras-chave em inglês
Medicinal plants.Living Laboratory.
Three Pedagogical Moments.
Natural Sciences.
Compartilhar