Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50932
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12596]
Metadata
Show full item record
PRESSUPOSTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS E CULTURAIS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM ENSAIO CRÍTICO E REFLEXIVO
Alternative title
Socio-anthropological and cultural assumptions in Health Education: a critical and reflective essayAffilliation
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Campus Salinas. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Docente e orientadora no Programa de Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Programas de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Ensino de Ciências e Biologia. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Programas de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Ensino de Ciências e Biologia. Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trata-se de um ensaio teórico e metodológico que objetivou discutir a imersão nos pressupostos socioantropológicos e culturais no campo epistemológico da educação em saúde. Justifica-se pela urgência na instauração de práticas educativas que fomentem a autonomia dos sujeitos participantes destoando-se assim, das ações de transferências de informações que não se apropriam das multiculturas. A compreensão dos processos que modulam os estados, percepções e representações sociais acerca dos objetos saúde e doenças é uma ação indissociável do ambiente, da cultura, da política e história de vida dos sujeitos e da coletividade. Tais referenciais convergem e dialogam na defesa de práticas que levem os sujeitos a desenvolverem pensamentos e ações críticos construtivos sobre os seus contextos de vida e atuação.
Abstract
This is a theoretical and methodological essay that aimed to discuss the immersion of socio-anthropological and cultural assumptions in the epistemological field of health education. It is justified by the urgency in the establishment of educational practices that foster the autonomy of the participating subjects, thus disagreeing with the actions of information transfers that are not appropriated and encompass multicultures. The understanding of the processes that modulate the states, perceptions and social representations about health and disease objects is an inseparable action of the environment, culture, life history, the politics of the subjects and the collectivity. Such references converge and dialogue in the defense of practices that lead the subjects to develop constructive critical thoughts and actions about their contexts of life and performance.
Share