Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50885
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12747]
Metadata
Mostrar registro completo
AS FACES E O LUGAR DO VILÃO CIENTISTA EM OLHARES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Las caras y el lugar del villano científico en las visiones acerca de la enseñanza de las Ciências
Título alternativo
Faces and place of scientist villain in views about Science learningLas caras y el lugar del villano científico en las visiones acerca de la enseñanza de las Ciências
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Doutorando Ensono em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Professora Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Professora Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A evolução das plataformas tecnológicas de ensino, e sua constante utilização pela escola e academia exigem um novo olhar sobre as mídias de entretenimento. Heróis e anti-heróis são (re)produzidos em multimídias do audiovisual. O presente artigo apresenta questões de ensino de ciências relacionadas a filmes que a tematizam, entendendo que este novo olhar para o potencial midiático no ensino pode se valer de imagens, ações, diálogos e marcas do vilão e da vilania que ele pratica. Assim, os objetos de estudo são o vilão e a vilã cientista, no desenvolvimento de uma breve reflexão das suas nuances históricas, partindo para a discussão de traços da vilania que ensejam faces de um personagem que tem a ciência como aliada. O objetivo do estudo é ampliar a via de ultrapassagem do modelo de uso de filmes em processos de ensino e aprendizagem que privilegia o herói protagonista e invisibiliza a ciência contida no vilão.
Resumo em Inglês
The evolution of technological teaching platforms and their constant use by the school and academia requires a new vision of the entertainment media. Heroes and anti-heroes are (re)produced in audiovisual multimedia. This article presents science teaching issues associated to films that make them thematic, understanding that this new look at media potential in teaching can employ images, actions, dialogues and marks of the villainy and the villain he or she practices. Thus, the object of study comprise the male and female villain scientist, in the development of a brief reflection of their historical marks, discussing traces of villainy that give rise to the facets of a character who has science as an ally. The aim of the study is to expand the way of overcoming the model of employing films in teaching and learning processes that privileges the protagonist hero and makes the science contained in the villain invisible
Resumo em Espanhol
La evolución de las plataformas tecnológicas de enseñanza y su recurrente utilización por las escuelas y academias exigen una nueva mirada sobre las medias de entretenimiento. Héroes y anti-héroes son (re)producidos en multimedias audiovisuales. El presente artículo presenta cuestiones de enseñanza de Ciencias relacionadas a películas que la tematizan, entendiendo que este nuevo foco para el potencial mediático en la enseñanza puede valerse de imágenes, acciones, diálogos y trazos del villano y de la villanía que él practica. De esta forma, los objetos de estudio son los científicos villanos, en el desarrollo de una breve reflexión de sus matices históricos, siguiendo para la discusión de rasgos de la villanía, que indican faces de un personaje que tiene la ciencia como aliada. El objetivo del estudio es ampliar la vía de superación del modelo de utilización de películas en procesos de docencia y aprendizaje que privilegian el héroe protagonista y deja invisible la ciencia practicada por el villano.
Compartilhar