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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50704
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
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RESTAURAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COLEÇÃO ZOOLÓGICA DIDÁTICA PARA DUAS PROPOSTAS DE AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Guilhon, Gabby Neves | Data do documento:
2020
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As coleções zoológicas se originaram dos gabinetes de curiosidades, que tinham o objetivo de perpetuar a biodiversidade de uma época. Posteriormente, essas coleções se dividiram em coleções científicas e em coleções didáticas, esta última permitindo o manuseio de um espécime e a aproximação da realidade pelo púbico. Algumas instituições de ensino possuem coleções não-funcionais, pelo mau estado de conservação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi restaurar e atualizar a coleção zoológica didática do Instituto São João Baptista e propor duas atividades práticas para o sétimo ano do Ensino Fundamental. A coleção se iniciou em 1960 e possui em torno de 40 espécimes em diferentes estados de conservação, com identificação errada ou ausente. Os materiais sem condições de restauração foram descartados. Os espécimes foram lavados com água, realocados individualmente ou por proximidade taxonômica em vidros preenchidos com um novo álcool 70%, sendo identificados e renomeados pela literatura recente. A partir disso, sugere-se duas propostas de atividades. Na primeira atividade, cada grupo receberá uma grande caixa com outras caixas sequencialmente menores dentro, em que cada uma representa um nível taxonômico. O professor deve escolher um táxon para ficar na caixa central e menor, representando o nível de espécie, e os alunos precisam \201Cguardar\201D outros animais nas caixas maiores até chegar a última e maior, o nível de reino. Eles deverão anotar quais animais estavam em cada caixa Ao final, cada grupo corrigirá a folha de outro grupo com uma nota e poderão discutir os resultados obtidos. Esta proposta se trata de uma metodologia ativa de ensino baseada na aprendizagem em grupo, fomentada pela discussão em turma. Na segunda proposta divide-se a turma em dois grupos, e cada um vai receber um banner da árvore da vida e uma diversidade específica de espécimes, separada anteriormente pelo professor responsável. Por serem poucos animais disponíveis na coleção e, simultaneamente, poucos ramos na árvore, é sugerido que essa atividade seja feita como um jogo competitivo, em que o primeiro grupo que terminar a atividade, deve sinalizar para professor. Este deve contabilizar apenas os pontos corretos: o animal de cada ramo deve possuir pelo menos uma característica do grupo, que precisa ser escrita no espaço designado. Por exemplo: ao utilizar um mamífero, os alunos devem designar uma apomorfia do grande grupo, como \201Cglândulas mamárias\201D. Ao final, o professor pode explicar a resposta correta aos possíveis erros e comentar sobre os acertos dos alunos. Ambas as atividades podem ser utilizadas como avaliação complementar do conteúdo.
Resumo em Inglês
Zoological collections were originated from \201Ccabinet of curiosities\201D or \201Croom of wonder\201D offices, which were intended to perpetuate the biodiversity of a specific period. After that, these collections were divided into scientific collections and educational collections, the latter allowing handling specimens and bringing the public closer to the reality. Some educational institutions have inactive collections due to the poor state of conservation. Therefore, the aim of this work was to restore and update a zoological educational collection from the Instituto São João Batista and propose two practical activities for the seventh year of the elementary school. The collection started in 1960 and have more than 40 specimens in different levels of preservation, with erroneous or missing identification. Irretrievable specimens were discarded. The specimens were cleaned with fresh water, individually reallocated or with the closest taxa in glass pots filled with a new 70% alcohol, being identified and renamed by recent literature. Thereafter, two educational activities were proposed. In the first, each group receives a large box with sequentially smaller boxes inside, and each one represents a taxonomic level. The teacher must choose a taxon to be in the smallest and central box, representing the species level, and the students need to put other animals in the larger boxes until they reach the last and highest level, representing the kingdom. The students should write down which animals were in each box. At the end, each group should correct the notes from another group and discuss the results obtained This proposal deals with an active teaching methodology for group learning, promoted by class discussion. In the second educational activity, the teacher should divide the class in two groups, and each of them will receive a banner of the tree of life and a specific diversity of specimens, previously selected. As there are few animals available in the collection and, simultaneously, few branches on the tree banner, it is suggested that this activity be done as a competitive game, in which the first group that finishes it, it should signal to the teacher. The teacher then should count only the correct matches: the animal in each branch must have at least one characteristic of its respective group, which must be written in the designated space. Example: when the student uses a mammal, they should also denominate an apomorphy of the large group, as \201Cmammary glands\201D. At the end, the teacher can explain the correct answers to possible mistakes and discuss with the class. Both activities could be used as a complementary evaluation of biology classes.
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