Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50627
Tipo
TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PRODÍGIAS PARA PROMOVER SAÚDE E CIDADANIA DIGITAL ATRAVÉS DE CIENCIARTE
Inclusão Digital
Ensino Fundamental e Médio
Promoção da Saúde
Todor, Roberto | Fecha del documento:
2021
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Devido a exposição das populações mais vulnerabilizadas às doenças infecciosas emergentes como Covid-19, zika e chikungunya e reemergentes como dengue, febre amarela, tuberculose e sarampo, desperta uma grande demanda de estratégias públicas comunicacionais e educativas para promover a prevenção e controle dessas doenças no Brasil. Para alcançarmos esse propósito, as práticas colaborativas educacionais com tecnologias da informação e comunicação (TICs) se apresentam como uma estratégia inovadora ao utilizar meios de comunicação democráticos e autônomos para envolver a população jovem de territórios socioambientalmente vulneráveis dos grandes centros urbanos, colocando-a como protagonista de suas próprias histórias de mudança da qualidade de sua saúde e bem-estar de seu entorno, ao contribuir para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças. Essa proposta constituiu em uma ação educativa, prática, criativa, participativa, solidária e empreendedora que propõe gerar soluções colaborativas para uma promoção da saúde emancipatória Essa ação foi desenvolvida de forma transdisciplinar, gerando um novo tipo de consciência lógica, por meio de Educação Popular em Saúde, Aprendizagem Baseada em CienciArte, Cidadania Digital e Empreendedorismo Social para a elaboração de Tecnologias Sociais Digitais em Saúde (TSDSs). O que resultou no Curso PRODÍGIAS aplicado no contraturno das disciplinas, em três colégios públicos com a participação de 85 alunos do Ensino Médio, dos quais 54 concluíram o Curso, elaborando e apresentando 14 TSDSs entre blogs, vídeos e jogos para uma banca de especialistas. Para os participantes o processo com as dinâmicas de CienciArte foram tão relevantes em seu aprendizado, quanto ao trabalho em equipe para a elaboração de suas ideias.
Resumen en ingles
Due to the exposure of the most vulnerable populations to emerging infectious diseases such as Covid-19, zika and chikungunya and reemergents such as dengue, yellow fever, tuberculosis and measles, there is a great demand for public communication and educational strategies to promote the prevention and control of these diseases in the Brazil. To achieve this purpose, educational collaborative practices with information and communication technologies (ICTs) present themselves as an innovative strategy by using democratic and autonomous means of communication to involve the young population of socialenviromentally vulnerable territories in large urban centers, placing that youth as protagonist of their own stories of changing the quality of their health and the well-being of their surroundings, by contributing to health promotion, disease prevention and control. This proposal constituted an educational, practical, creative, participatory, solidary and entrepreneurial action that proposes to generate collaborative solutions for the promotion of emancipatory health This action was developed in a transdisciplinary way, generating a new type of logical awareness, through Popular Education in Health, Learning Based on ArtScience, Digital Citizenship and Social Entrepreneurship for the elaboration of Digital Social Technologies in Health (TSDSs). What resulted in the PRODÍGIAS Course applied in the counter-shift of the disciplines, in three public schools with the participation of 85 high school students, of which 45 completed the Course, elaborating and presenting 14 TSDSs among blogs, videos and games for a newsstand experts. For the participants, the whole process with the ArtScience Based Learning was as relevant in their learning, as in the team work for the elaboration of their ideas.
Palabras clave en portugues
Educação em SaúdeInclusão Digital
Ensino Fundamental e Médio
Promoção da Saúde
Compartir