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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50593
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
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Metadata
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PÚBLICO AUSENTE NO TERRITÓRIO DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS: CAMINHOS PARA A CIDADANIA E O ENGAJAMENTO
Público Ausente
Centros e Museus de Ciências
Inclusão Social
Território de Museus de Ciências
Educação Não Formal
Absentee Public
Science Centers and Museums
Social Inclusion
Local Communities
Informal Education
Museus
Exposições Científicas
Centros Interativos e Exposições de Ciência e Tecnologia
Inclusão Social
Território Sociocultural
Menezes, Débora Teixeira dos Santos e | Date Issued:
2021
Alternative title
The absentee public in science centers and museums local communities: pathways to citizenship and engagementAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no território de centros e museus de ciências, em geral, fazem parte de um público pouco representado na audiência de visitação espontânea destes espaços, ainda que estejam fisicamente próximas. Esta pesquisa parte da perspectiva da divulgação científica, do engajamento com a ciência e inclusão social para investigar os aspectos relacionados ao diálogo estabelecido, ou não, entre estes atores: os museus de ciências e o público em vulnerabilidade socioeconômica do território. Os participantes são profissionais que trabalham em instituições do Brasil, que compartilham seu olhar, experiência profissional e conhecimentos. De caráter qualiquantitativo, o objetivo da pesquisa foi identificar se este diálogo faz parte das práticas dos participantes, e como se passa esta abordagem, possibilitando identificar e descrever os aspectos que colaboram para sua realização, e as principais barreiras que as impeçam. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira constituída de questionário, e a segunda, de entrevistas com roteiro semiestruturado. Em função da pandemia COVID 19 e as recomendações de distanciamento social da OMS, ambas as etapas foram realizadas online.Com base em bibliografia sobre o tema e nos relatos dos participantes, buscou-se identificar caminhos para redução das desigualdades e ampliação do acesso aos centros e museus de ciências por camadas mais amplas da população, permitindo somar elementos para se repensar o papel social dos centros e museus de ciências. A análise dos dados da primeira etapa utilizou a estatística descritiva e a análise de conteúdo por Bardin (2009), e da segunda etapa, o método de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) Os resultados indicam práticas primordialmente direcionadas ao público em idade escolar e em menor proporção ao público adulto, o que é observado nos relatos mesmo quando o diálogo com o território é desenvolvido por meio de programas variados e direcionado à públicos diversos. O principal motivador citado para a realização deste diálogo é a desigualdade do país. A definição de um compromisso institucional de longo prazo é apontado como primeiro passo fundamental na direção da sua realização, seguida da proatividade em estabelecer o diálogo respeitoso com as diferenças. Neste contexto, os relatos compartilham a construção de um legado que colabora para romper desigualdades estruturais. As parcerias despontam como primordiais, tanto para viabilizar o acesso aos novos públicos como para colaborar na preparação de uma abordagem contextualizada das experiências oferecidas. Dentro das instituições onde trabalham, os profissionais participantes relatam que é percebido o engajamento dos visitantes com a ciência, percepção baseada em avaliações de visitas e observação da prática cotidiana. As principais barreiras para atração de públicos diversos estão associadas aos fatores extrínsecos. Entre aqueles participantes que não realizam o diálogo, são mencionados fatores relacionados à falta de prioridade institucional, e em menor intensidade a violência e a pandemia. O tema desperta o interesse de uma parcela dos participantes que não realizam o diálogo com o público em vulnerabilidade socioeconômica do território, desejo expresso nas duas fases de coleta de dados, seja no sentido de retomar tais atividades ou de conhecer caminhos para iniciar a realização deste tipo de diálogo
Abstract
Science centers and science museums are not usually visited by their local communities\2019 minorities, despite the fact they are closely located. The theoretical framework and analysis of this research drives from the of Science Communications, Science Engagement and Social Inclusion perspective to investigate the dialogue established (or not) between those institutions and their local community minorities. Participants are professionals working in Brazilian institutions, who shared their point of view, experience and knowledge. The research used a qualitative quantitative method to find out whether this dialogue is part of the participant's practices and how this approach takes place. Also, to identify and describe which aspects positively or negatively contributes to this interaction. Data collection was carried out in two stages, the first one applied a questionnaire, and the second stage applied semi-structured interviews. Due to the Covid-19 pandemic, and the WHO guidelines on social distancing, both steps were carried out online. Based on field bibliography and participant\2019s reports, it sought to identify ways to reduce inequalities and expand access to science centers and museums to a more diverse and representative public of spontaneous visitation audience, being able torethink the institution\2019s social hole. The sixty-nine responses of the first stage were analyzed using descriptive statistics and analysis of the content, by Bardin (2009) and the nine interviews second stage analysis was based on the technical devices of the Discourse of the Collective Subject by Lefèvre and Lefèvre (2014). Results obtained reveal that practices are primarily associated with school age audiences and less to adults. This is observed even in the case of participants whose dialogue with the local community is an active part of their practices or when participants actions target diverse audiences and various programs It should be noted that defining a long-term institutional commitment is considered an essential first step for the dialogue with local community minorities to take place. Developing partnerships is another key element of their strategy, which plays an important hole to promote access to new audiences and to address a contextualized approach to the experiences offered. The barriers mentioned were related to institution\2019s exogenous factors, as inside the museums where they work, engagement with science is reported. This perception is related to the responses of evaluation questionnaires or observed in their everyday practice. Among participants whose professional practices do not comprise activities which target local community\2019s minorities, reasons account for a lack of institutional priority. Violence and the pandemic were also mentioned in a lesser extent. This subject draws some participant\2019s interest as it was expressed in both stages of data collection the will to retake such approach or to be aware of ways to start this kind of dialogue
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaPúblico Ausente
Centros e Museus de Ciências
Inclusão Social
Território de Museus de Ciências
Educação Não Formal
Keywords
Science CommunicationAbsentee Public
Science Centers and Museums
Social Inclusion
Local Communities
Informal Education
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaMuseus
Exposições Científicas
Centros Interativos e Exposições de Ciência e Tecnologia
Inclusão Social
Território Sociocultural
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