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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50590
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A EXPERIÊNCIA DE JOVENS ADULTOS NA EXPOSIÇÃO “GONDWANA, A TERRA EM MOVIMENTO”: UM ESTUDO QUALITATIVO NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE
Experiência do Visitante
Museu da Geodiversidade
Narrativa Autorrelatada
Gondwana
Visitor Experience
Geodiversity Museum
Self-Narrative
Gondwana
Ferreira, Luiz Felipe Lima | Fecha del documento:
2020
Director
Co-director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O objetivo geral deste estudo é investigar a experiência museal de visitantes jovens adultos à exposição "Gondwana: a Terra em movimento" do Museu da Geodiversidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como arcabouço teórico, utilizamos principalmente os conceitos de experiência museal de Falk e Dierking e de narrativa autorrelatada de Schorch, além de outros autores. O escopo é de estudo de caso. A coleta de dados inclui entrevista semiestruturada com visitantes espontâneos com idade entre 18 e 24 anos a referida exposição. A análise dos dados é feita por meio de Análise de Conteúdo. Os dados deste estudo sugerem que a maioria dos entrevistados teve uma experiência satisfatória e elogiosa ao museu. O meio físico do museu provou ser efetivo em prover uma boa experiência museal que cumpriu funções sociais, tais como: despertar interesse na ciência; contribuir para a formação continuada dos cidadãos; prover um espaço para relaxar, aprender e socializar (aprofundando e mantendo laços sociais); valorizar as geociências e a universidade pública. Em ganhos em aprendizado, 18 dos 20 entrevistados afirmaram ter tido esse tipo de ganho. O principal resultado é o que chamamos de fator universitário: trata-se de uma característica presente tanto no Museu da Geodiversidade (pois ele é universitário), quanto nos entrevistados (todos possuem conexão, indireta ou direta, com o meio universitário). Essa característica teve proeminência nas experiências museais dos entrevistados no que concerne às motivações, aos ganhos e aos sentidos atribuídos a visita deles.
Resumen en ingles
This study's main objective is to investigate young adults' museum experiences in the "Gondwana: The Earth in Movement" exhibition, currently being held at the Geodiversity Museum which belongs to the Federal University of Rio de Janeiro. We use as theoretical framework mainly Falk and Dierking's museum experience concepts and Schorch's self narrative approach, among other authors. We utilize a case study's scope. We collect data using semi-structured interviews with spontaneous visitors, to the said exhibition, aged between 18 to 24. The data suggests the majority of the visitors had a pleasant and satisfying experience. The museum physical environment provided these visitors with a place to relax, learn and socialize (strengthening and maintaining social bonds); but also allowed for a gain of interest in science; contributed to lifelong learning and to an increase in the appreciation of the geosciences and of the public university, etc. Concerning learning gains, 18 amongst the 20 interviewed, affirmed to have that kind of gain. Notwithstanding the main finding of this work is what we call the university factor. It is a characteristic present in the Geodiversity Museum (since it is an university museum) but also in the interviewees (all of them having direct or indirect connections to the university milieu). That was a leading characteristic amongst the interviewees when it comes to their visit motivations, gains and meaning-making processes.
Palabras clave en portugues
Divulgação CientíficaExperiência do Visitante
Museu da Geodiversidade
Narrativa Autorrelatada
Gondwana
Palabras clave en ingles
Science CommunicationVisitor Experience
Geodiversity Museum
Self-Narrative
Gondwana
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