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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50293
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
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REFLEXÕES SOBRE UM ACERVO DOCUMENTAL (1926-1954) CUSTODIADO PELA ENSP: UMA DOCUMENTAÇÃO “FORA DE LUGAR”?
Documento Escolar
Arquivo Escolar
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)
Ensino em Saúde
School Document
School Archive
Sergio Arouca National School of Public Health (ENSP)
Health Education
Lins, Adriana Coimbra Buin | Fecha del documento:
2021
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Com foco em discussões sobre arquivos resultantes de atividades educacionais, a pesquisa buscou delinear a história arquivística de documentos produzidos em função de cursos datados de 1926 a 1954, preservados na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Trata-se de um conjunto de documentos gerados majoritariamente antes da criação da Escola – instituída pela Lei n. 2.312, de 1954 –, registrando, portanto, atividades de instituições que a antecederam no âmbito do ensino em saúde pública. A partir de um levantamento quantitativo e qualitativo do conjunto documental, foram mapeados os contextos históricos e institucionais em que circularam tais documentos. Buscamos levantar hipóteses para a entrada da documentação na ENSP e discutir, em articulação com teorias e conceitos do campo arquivístico, o seu pertencimento à Escola. Essa documentação aparentemente “fora de lugar” foi investigada com o objetivo de ampliar o potencial dos arquivos da ENSP como fontes para a produção e a socialização de conhecimentos acerca da história da instituição e do ensino em saúde. O estudo deste caso oferece subsídios para a problematização da gestão e do processamento técnico de documentos produzidos em função de atividades ligadas ao ensino, ressaltando o valor dos “arquivos escolares” para além de seu atributo probatório, ou seja, também como fontes para pesquisas sobre a trajetória de profissionais e sobre a história da educação e das instituições.
Resumen en ingles
Focusing on discussions of documents that resulted from educational activities, the research sought to delineate the archival history of documents produced as a function of courses dating from 1926 to 1954, preserved at the Sergio Arouca National School of Public Health (ENSP). This is a set of documents generated majorly before the creation of the School - established by law No. 2,312 of 1954 - recording, therefore, activities of institutions that preceded it in the scope of public health education. From a quantitative and qualitative survey of the documentary set, the historical and institutional contexts in which such documents circulated were mapped. It was sought to raise hypotheses for the entry of documentation at ENSP and discuss, in conjunction with theories and concepts of the archival field, its belonging to the School. This documentation that is apparently "out of place" was investigated with the objective of expanding the potential of ENSP documents as sources for the production and socialization of knowledge about the history of the institution and health education. The study of this case offers subsidies for the problematization of the management and technical processing of files produced due to activities related to teaching, emphasizing the value of "school archives" beyond their evidential attribute, that is, also as sources for research on the trajectory of professionals and on the history of education and institutions.
Palabras clave en portugues
HistóriaDocumento Escolar
Arquivo Escolar
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)
Ensino em Saúde
Palabras clave en ingles
HistorySchool Document
School Archive
Sergio Arouca National School of Public Health (ENSP)
Health Education
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