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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50084
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
05 Igualdade de gênero
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- IOC - Artigos de Periódicos [12835]
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CONQUISTAS EM SAÚDE REPRODUTIVA: AUTO-ESTIMA, APRENDIZAGEM E AUTONOMIA SEXUAL
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Fecha del documento:
2002
Titulo alternativo
Reproductive health achievments: self-esteem, learning and physical autonomyAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Esta pesquisa analisa se as mulheres participantes de um programa de educação e promoção da saúde desenvolvido na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, conquistam poder nas dimensões psicológica, cognitiva, econômica, política e física. Este programa foi selecionado por trabalhar com a conquista de poder de mulheres pobres, já que esta população acumula as opressões de gênero, classe e, muitas vezes, raça. Foram feitas observações de campo e entrevistas. Este artigo enfatiza as experiências da coordenadora e das 26 mulheres clientes do programa. A análise qualitativa revelou a importância da promoção da auto-estima e do ensino de novos conhecimentos na construção da conquista de poder feminino. Este estudo também demonstrou que o programa estudado foi eficaz na promoção de poder entre mulheres nas dimensões psicológica, cognitiva e física, mas nem tanto nas dimensões econômica e política.
Resumen en ingles
This research analyzed primarily whether women participating in a health education and promotion program settled at the Rio de Janeiro’s Baixada Fluminense became empowered in the psychological, cognitive, economic, political and physical dimensions. This program was selected because it addressed the empowerment of poor women, since this population accumulates oppressions of gender, class, and, often, race. Field observations and interviews were conducted. This article focuses on the experiences of the coordinator and the 26 women enrolled in the program. The qualitative analysis revealed how fostering self-esteem and teaching new knowledge were essential to build up women’s empowerment. This study demonstrated that although the program was an effective way to empower women in the psychological, cognitive and physical dimensions, economic and political dimensions were less conquered.
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