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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50033
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MENINAS EM LUTA: PROCESSOS COMUNICATIVOS E ESTÉTICOS DAS PERFORMANCES FEMINISTAS NO MOVIMENTO SECUNDARISTA
Niñas en lucha: procesos comunicativos y estéticos de performances feministas en el movimiento secundario
Arranjos disposicionais
Secundaristas
Performances feministas
Emancipação
Dispositional arrangements
Secondary students
Feminist performances
Emancipation
Arreglos de disposicionales
Estudiantes de secundaria
Actuaciones feministas
Emancipación
Ângela Cristina Salgueiro Marques da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde, parte 1, v. 15 n.4 (2021)
Titulo alternativo
Girls in struggle: communicative and aesthetic processes of feminist performances in the secondary movementNiñas en lucha: procesos comunicativos y estéticos de performances feministas en el movimiento secundario
Afiliación
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso de Jornalismo. São Paulo, SP, Brasil.
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso de Jornalismo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso de Jornalismo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo busca refletir sobre processos de emancipação postos em marcha pelos jovens envolvidos no movimento secundarista em 2015, conferindo especial atenção às meninas protagonistas desse levante, às suas corporeidades e às dimensões estético-políticas de suas reivindicações. Evidenciamos que, durante as ocupações, questões ligadas ao feminismo tornaram-se tema de debates, aparecendo também no documentário Lute como uma menina! (Flávio Colombini e Beatriz Alonso, 2016), que foi produzido durante as ocupações, tecido unicamente com depoimentos das meninas que participaram do movimento. A partir de cenas e trechos dessa produção, buscamos mostrar como a agência das meninas secundaristas produzem arranjos disposicionais e subjetivações políticas e cenas de dissenso nas quais outras formas de vida e outras performatividades são possíveis.
Resumen en ingles
This article seeks to reflect on the processes of emancipation set in motion by the young people involved in the secondary movement in 2015, paying special attention to the girls protagonists of this uprising, their corporealities and the aesthetic-political dimensions of their claims. We showed that, during the occupations, issues related to feminism became the subject of debates, also appearing in the documentary Fight like a girl! (Flávio Colombini and Beatriz Alonso, 2016), which was produced during the occupations, woven only with testimonies from the girls who participated in the movement. From scenes and excerpts from this production, we seek to show how the agency of high school girls produces dispositional arrangements and political subjectivities and scenes of dissent in which other forms of life and other performativities are possible.
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Este artículo busca reflexionar sobre los procesos de emancipación puestos en marcha por los jóvenes involucrados en el movimiento secundario en 2015, con especial atención a las niñas protagonistas de este levantamiento, sus corporealidades y las dimensiones estético-políticas de sus reivindicaciones. Demostramos que, durante las ocupaciones, temas relacionados con el feminismo se convirtieron en tema de debate, apareciendo también en el documental Laúd como niña! (Flávio Colombini y Beatriz Alonso, 2016), que se produjo durante las ocupaciones, tejido únicamente a partir de los testimonios de las niñas que participaron en el movimiento. Basándonos en escenas y extractos de esta producción, buscamos mostrar cómo la agencia de las niñas de secundaria produce arreglos disposicionales y subjetividades políticas y escenas de disenso en las que otras formas de vida y otras performatividades son posibles.
Palabras clave en portugues
Cenas de dissensoArranjos disposicionais
Secundaristas
Performances feministas
Emancipação
Palabras clave en ingles
Scenes of dissensusDispositional arrangements
Secondary students
Feminist performances
Emancipation
Palabras clave
Escenas de disensoArreglos de disposicionales
Estudiantes de secundaria
Actuaciones feministas
Emancipación
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referencia
ALTHEMAN, Francine; MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro. Meninas em luta: processos comunicativos e estéticos das performances feministas no movimento secundarista. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 1064-1083, out./dez. 2021.DOI
10.29397/reciis.v15i4.2322ISSN
1981-6278Notas
Francine Altheman da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Curso de Jornalismo teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde, parte 1, v. 15 n.4 (2021)Ângela Cristina Salgueiro Marques da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde, parte 1, v. 15 n.4 (2021)
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