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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/495
RAZÃO POLIFÔNICA: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS NA INTERVENÇÃO SOCIAL
Symbolic market
Social mobilization
Social intervention
Araújo, Inesita Soares de | Data do documento:
2003
Título alternativo
Polyphonic reasons: the negotiation of meanings in social interventionAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Expõe e discute um modo particular de perceber a prática social, utilizando o
enfoque da semiologia dos discursos sociais. Parte do princípio de que a prática
comunicativa se organiza ao modo de um mercado, de natureza simbólica, onde os sentidos são permanentemente negociados. Coloca em relevo as idéias de polifonia e a de contexto, este nas suas variantes textual, intertextual, existencial e situacional. Enfatiza o conceito de lugar de fala, considerando-o indispensável para entender a prática comunicativa e as estratégias discursivas da população nos processos de intervenção social. Apresenta e comenta o
método de mobilização social de Bernardo Toro, percebido como uma possibilidade de aplicação concreta daquelas propostas teóricas. Analisa a viabilidade e as exigências do método, discute a figura do reeditor e avalia o risco de se incorrer nos procedimentos da publicidade, na etapa da produção do imaginário coletivo. Conclui que o método comentado possibilita a produção de um conhecimento com mais possibilidades de concorrer no mercado simbólico e disputar os sentidos dominantes.
Resumo em Inglês
The paper discusses a particular way of perceiving social practice, from the
perspective of semiology of social discourse. It starts from the principle that
communicative practice organizes itself as a market, of symbolic nature, where
meanings are continuously negotiated. It emphasizes the notions of polyphony and
of context, the latter with its textual, inter-textual, existential and situational
variants. It emphasizes the place of speech concept and considers it as indispensable to understand communicative practice and the population’s discursive strategies in
the social intervention processes. It presents and comments on Bernardo Toros’
social mobilization method, which is perceived as a concrete possibility of application
for these theoretical propositions. It analyses the feasibility and the method’s
requirements, discusses the role of the re-editor and evaluates the risk of incurring
on advertisement practices, in the stage of production of the collective imaginary.
Palavras-chave em inglês
Communication strategiesSymbolic market
Social mobilization
Social intervention
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