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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49356
JOVENS E INFORMAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E SAÚDE: ENTRE O DESAFIO DA CREDIBILIDADE DA FONTE E A OPORTUNIDADE DO ALCANCE DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Comunicação e Divulgação Científica
Comunicação em Saúde
Adolescente
Comunicação e Divulgação Científica
Comunicação em Saúde/tendências
Adolescente
Amorim, Luís Henrique de | Data do documento:
2021
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As mídias sociais hoje são de extrema importância para a sociedade e para a difusão de informações, incluindo informações científicas. Como alguns autores argumentam, o desenvolvimento de tecnologias digitais levou a profundas transformações na maneira como o público aprende sobre ciência e tecnologia. A democratização e o fácil acesso a informação, porém, trazem também um grande desafio: o aumento da circulação de notícias falsas. Esta tese busca entender como são lidos e recebidos textos de ciência, a importância do veículo de publicação do texto para o leitor e as motivações que o levam a compartilhar uma notícia de ciência. Nesta pesquisa, utilizamos um rastreador ocular e um questionário para analisar estes pontos. O experimento foi realizado no Laboratoire des usages en technologies d'information numérique, localizado na Cité des sciences et de l\2019industrie, em Paris, França, e envolveu 23 participantes, com idade média de 20,5 anos, divididos em dois grupos. Os participantes leram quatro textos diferentes, dois de veículos jornalísticos tradicionais, com textos com características de credibilidade (Le Monde e Le Figaro), e dois de fontes pouco conhecidas, que traziam características de textos de notícias falsas (Alimentation, Santé et Bien-être e Santé Nutrition). Em um dos grupos, houve uma manipulação do experimento e os participantes leram os textos de Le Monde e Le Figaro como tendo sido publicados pelos sites Alimentation, Santé et Bien-être e Santé Nutrition. Já os textos originais destes últimos foram apresentados como sendo do Le Monde e Le Figaro. A análise do rastreamento ocular e as respostas aos questionários mostram a pouca importância dada pelos participantes à área dedicada ao nome do veículo de publicação do texto e, também, a pouca influência desta informação na decisão de compartilhar as matérias. Nosso estudo traz evidências que textos com características de notícias falsas seriam compartilhados por questões subjetivas ligadas sobretudo ao tema, sem preocupação com a sua credibilidade.
Resumo em Inglês
Social media today is extremely important for society and for the spreading of information, including scientific information. As some authors argue, the development of digital technologies has led to profound changes in the way the public learn about science and technology. Democratization and easy access to information, however, also pose a major challenge: the increase of the circulation of fake news. This study seeks to understand how science stories are read and received, the importance of the name of the newspaper or site to the reader, and the motivations that lead him/her to share science stories. In this study, we use an eye tracker and a questionnaire to analyze these issues. Our experiment was carried out at Laboratoire des usages en technologies d'information numérique, located at the Cité des sciences et de l'industrie, in Paris, France, and involved 23 participants, with an average age of 20.5 years, divided into two groups. They read four different texts, two from traditional news media, with texts with credible characteristics (Le Monde and Le Figaro), and two from untrustworthy sources, which had characteristics of fake news (Alimentation, Santé et Bien-être and Santé Nutrition). In one of the groups, there was a manipulation in the experiment and the participants read the texts by Le Monde and Le Figaro as having been published by the websites Alimentation, Santé et Bien-être and Santé Nutrition. The original texts of these two were presented as being from Le Monde and Le Figaro. The analysis of the eye tracking and the responses to the questionnaires show the little importance given by the participants to the area dedicated to the name of the vehicle of publication of the text and also the little influence of this information in the decision to share the science texts. Our study provides evidence that texts with characteristics of fake news would be shared due to subjective issues linked mainly to the topic, without concern for its credibility.
Palavras-chave
Jornalismo CientíficoComunicação e Divulgação Científica
Comunicação em Saúde
Adolescente
DeCS
Jornalismo CientíficoComunicação e Divulgação Científica
Comunicação em Saúde/tendências
Adolescente
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