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ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO E NO DISTRITO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASOS
Program Evaluation
Health Services Accessibility
Public Health
Pharmaceutical Preparations
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Saúde Pública
Preparações Farmacêuticas
Ferreira, Rogério Luiz | Data do documento:
2006
Título alternativo
Analyzing the implementation of the Popular Pharmacy Program in Brazil in Rio de Janeiro in the Distrito Federal: a case studyAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
No Brasil, várias políticas vêm sendo adotadas com o intuito de ampliar o acesso aos
medicamentos. Entre elas a experiência de co-pagamento com o Programa Farmácia Popular
do Brasil (FPB), que se constitui em uma iniciativa pública na busca de novos modelos de
aprovisionamento.
Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a implantação do FPB na perspectivas
de seus usuários, bem como de elementos relativos ao acesso a medicamentos por ele
proporcionado. Para isso, utilizou-se como metodologia a análise de implantação com estudos
de casos orientados por um modelo lógico, construído pelo autor a partir dos documentos
oficiais de apresentação do programa. Os principais níveis de análise propostos para a FPB
foram o grau de implantação do programa e da adequação da gestão local e a percepção dos
usuários.
As unidades avaliadas foram Pç XV (RJ) e Sobradinho (DF). Dentre os resultados
obtidos, pode-se verificar que as receitas originadas no SUS representaram cerca de 60% da
amostra analisada. Metade dos entrevistados não conseguiu todos os medicamentos prescritos,
na FPB, devido principalmente, a sua não-inclusão no elenco. Quase todos os entrevistados
afirmaram que pretendiam retornar à FPB, sendo o principal motivo o preço baixo. Mais de
97% dos entrevistados já indicaram ou indicariam o programa a outras pessoas e mais de 90%
deram ao programa uma nota igual ou maior que sete e consideraram o atendimento como bom
ou muito bom. Dos entrevistados 84%(RJ) e 58%(DF) pertenciam aos níveis sócioeconômicos C/D/E. Nenhum dos medicamentos analisados estava fora da validade e apenas
um estava em falta, no RJ. A diferença de valor, em relação ao preço de mercado, chegou a
96%.
Pode-se concluir que a maioria dos entrevistados buscava medicamentos prescritos no
SUS, denunciando falha na provisão gratuita, ainda que a maioria pertença às classes C/D/E o
que, em parte, assinala um alinhamento com os objetivos do FPB. Apesar de grande parte não
ter conseguido alguns dos medicamentos, a maioria deles qualifica positivamente o
atendimento, aprova e divulga o programa, em especial, devido aos baixos preços. A
disponibilidade dos medicamentos do elenco definido é alta, considerando-se a situação dos
medicamentos-traçadores analisados. A diferença de preços entre alguns medicamentos fornecidos no programa e no mercado varejista também é relevante, chegando a ser mais de
nove vezes menor.
Assim, a introdução do co-pagamento gera um novo e intenso debate quanto aos novos
rumos da assistência farmacêutica no Brasil.
Resumo em Inglês
In Brazil, several policies have been adopted with the aim of broadening the access to
medicines. Amongst them, there is the experience of co-payment with the Popular Pharmacy
Program in Brazil (FPB), which is a public initiative in the quest for new provision models.
Hence, this paper has the target of analyzing the implementation of the FPB in
accordance to the users' perspective, as well of the elements related to the access to medicines
provided by it. For that, the methodology used was the implementation analysis with case
studies oriented by a logical model, built by the author from the program's official presentation
documents. The main proposed levels of analysis for the FPB were the degree of
implementation of the program and of the adequacy of the local management, and the users’
perception.
The analyzed units were Pç XV (RJ) and Sobradinho (DF). Within the observed results,
it could be verified that the income coming from the SUS (Brazilian Health System)
represented about 60% of the total of samples analyzed. Half of those who were interviewed
were not able to get in the FPB all the prescript medicines, mainly because of the medicines'
non- inclusion within the list of medicines covered by the program. Most of those who were
interviewed affirmed that they intended to come back to the FPB, the main reason being the
low-cost medicines found there. More than 97% of those who were interviewed have already
suggested or are willing to suggest the FPB to other people, and more than 90% of them
considered that they were given good or very good attention by those who work in the FPB.
84% of those who were interviewed in Rio de Janeiro belong to the poorer layers of society
(called "classes C, D and E). In the Federal District, this amount was of 58%. None of the
medicines analyzed had passed expiration date and only one could not be found in Rio de
Janeiro. The prices’ difference between the FPB and the market was up to 96%.
It can be concluded that most of those who were interviewed searched medicines
prescript within the SUS, what evidences failures in the free distribution system, even though
the users belong to the poorer layers of society, the target of the FPB. Despite the fact that a
great part of the users were not able to get some of the medicines, most of them positively
evaluates the attention received, approves and publicizes the program, mostly due to the low
prices. There is great availability of the medicines of list of those covered by the program, when considered the analyzed medicines. The price difference of the medicines offered by the
FPB and the market is also relevant, sometimes reaching levels nine times lower.
Hence, the adoption of the co-payment generates a new and intense debate related to
the new paths of the pharmaceutical assistance in Brazil.
Palavras-chave em inglês
Community Pharmacy ServicesProgram Evaluation
Health Services Accessibility
Public Health
Pharmaceutical Preparations
DeCS
Serviços Comunitários de FarmáciaAvaliação de Programas e Projetos de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Saúde Pública
Preparações Farmacêuticas
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