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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49193
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: SABERES E DIÁLOGOS NOS CAMINHOS COMPLEXOS DA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Educação
Programa Saúde na Escola
Alimentação saudável
Intersetorialidade
Dieta Saudável
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Lima, Tânia de Souza | Date Issued:
2017
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Saúde e educação se constituem em um campo da política intersetorial de expressiva relevância para a qualidade de vida humana e social. Assim, a proposta desta pesquisa ficou circunscrita no âmbito da alimentação saudável entre os escolares que teve como objetivo analisar as práticas educativas dos profissionais da saúde e educação para promoção de uma alimentação saudável em escolas públicas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) localizadas na Região Administrativa do Paranoá, no Distrito Federal. Esta investigação foi ancorada na abordagem qualitativa com estudo de caso na modalidade exploratória com a coleta de dados realizada por meio de grupo focal. O público-alvo foi constituído de membros do corpo docente e equipe gestora de cada escola que participaram voluntariamente. A revisão da literatura expôs que a proposta do PSE em cada um dos seus eixos valoriza a intersetorialidade, no qual, o espaço escolar propicia a construção de territorialidades e subjetividades para a promoção da saúde. As categorias elencadas a partir da percepção dos professores foram Alimentação Saudável, Planejamento da ação, Execução das atividades do PSE, Comunicação e Papel dos profissionais demonstraram de forma clara a necessidade da atuação em conjunto dos profissionais da saúde e educação. A conclusão aponta que a intersetorialidade entre os dois campos ainda tem o desafio da consolidação na esfera da prática das relações interprofissionais para garantir o sucesso das práticas educativas do PSE, da promoção da alimentação saudável e das diversas políticas públicas em cada território.
Abstract
Health and education constitute a field of intersectoral policy of significant relevance to the quality of human and social life. Thus, the proposal of this research was limited in the scope of healthy eating among schoolchildren whose objective was to analyze the educational practices of health professionals and education to promote healthy eating in public schools participating in the Health in School Program (PSE) located in Administrative Region of Paranoá, in the Federal District. This research was anchored in the qualitative approach with case study in the exploratory modality with the data collection performed through a focal group. The target audience consisted of faculty members and management staff from each school who participated voluntarily. The review of the literature showed that the proposal of the PSE in each one of its axes values the intersectoriality, in which, the school space propitiates the construction of territorialities and subjectivities for the promotion of health. The categories listed from the teachers' perceptions were Healthy Eating, Action Planning, Implementation of PSE activities, Communication and Role of professionals clearly demonstrated the need for joint action of health and education professionals. The conclusion points out that the intersectoral relationship between the two fields still has the challenge of consolidating in the sphere of the practice of interprofessional relations to ensure the success of PSE educational practices, the promotion of healthy eating and the various public policies in each territory.
Keywords in Portuguese
SaúdeEducação
Programa Saúde na Escola
Alimentação saudável
Intersetorialidade
DeCS
Colaboração IntersetorialDieta Saudável
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Serviços de Saúde Escolar
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