Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49103
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS ETSUS: UM OLHAR SOBRE A CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES/TUTORES
Adriano, Valéria Cristina Cardoso | Fecha del documento:
2021
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar, sob a perspectiva dos docentes e coordenadores de cursos, a capacitação pedagógica oferecida pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS) aos professores/tutores que ministram cursos a distância. A coleta de dados foi realizada em cinco ETSUS, uma de cada região do país, onde foram distribuídos questionários on-line para os professores/tutores e realizadas entrevistas por videoconferência com os coordenadores. A análise dos dados e as reflexões sobre as falas levaram à percepção que as escolas estão em estágio de desenvolvimento e estruturação diferenciados no que se refere à educação a distância (EaD). Em relação à capacitação pedagógica, todas as instituições ofertam ações em maior ou menor grau de organização e na percepção dos professores/tutores tais ações auxiliam suas práticas, embora alguns considerem insuficiente. Para os coordenadores, algumas melhorias ainda são necessárias para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.
Resumen en ingles
This is a qualitative research paper that aims to analyze pedagogical training offered by SUS technical schools (ETSUS) to teachers and tutors providing distance learning courses. Data collection was made in five ETSUS, including one in each region of the country. Online questionnaires were distributed to teachers, and web conferences were made with coordinators. Data analysis and reflection on speech made it possible to understand that the schools are in different developmental and structural stages in relation to distance courses (EaD). Regarding pedagogical training, all the institutions provide actions in higher or lower organization degree. To coordinators, some improvements are still necessary in order to enhance the teachinglearning process.
Compartir