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Tipo de documento
Manuais técnicos e ProcedimentosDireito Autoral
Acesso aberto
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RECOMENDAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Fundação Oswaldo Cruz | Data do documento:
2021
Autor(es)
Coordenador(es)
Colaborador(es)
Organizador
Gutiérrez, Adriana Coser
Périssé, André Reynaldo Santos
Barbosa, Bruno Perazzo
Santos, Cléber Vinícius Brito dos
Castro, Hermano Albuquerque de
Pereira, Ingrid D'avilla Freire
Sampaio, João Roberto Cavalcante
Menezes, Lívia Almeida de
Nehab, Márcio Fernandes
Moura, Maria Martha Duque de
Ribeiro, Patricia Canto
Ferreira, Vanessa de Melo
Périssé, André Reynaldo Santos
Barbosa, Bruno Perazzo
Santos, Cléber Vinícius Brito dos
Castro, Hermano Albuquerque de
Pereira, Ingrid D'avilla Freire
Sampaio, João Roberto Cavalcante
Menezes, Lívia Almeida de
Nehab, Márcio Fernandes
Moura, Maria Martha Duque de
Ribeiro, Patricia Canto
Ferreira, Vanessa de Melo
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi. Departamento de Arquitetura e Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi. Departamento de Arquitetura e Engenharia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Em reconhecimento ao contexto no qual seguimos vigilantes no enfrentamento da pandemia de COVID-19, a Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz apresenta novas atualizações e contribuições sobre o planejamento, monitoramento e vigilância para o retorno seguro das atividades escolares presenciais. O documento que segue é produzido por um Grupo de Trabalho-GT interno da Fiocruz que se dedica ao tema há mais de 1 ano, com o intuito de pesquisar, discutir e trocar experiências com outras iniciativas implicadas da sociedade em geral. Deste modo, serão apresentados aspectos de análises epidemiológicas, informações clínicas sobre o adoecimento e transmissibilidade, testes, vacinação, ventilação dentre outros. Podemos afirmar que o objetivo central deste documento está na reafirmação de que se valorize a proteção da comunidade escolar no intuito de evitar a disseminação do SARS-CoV-2 em um contexto de avanço da retomada das atividades presenciais. Desde o primeiro documento, destacamos a importância da escola como promotora da saúde
através de recomendações de modo a contribuir para a segurança do retorno e manutenção das atividades planejadas, com a máxima redução de riscos possível.
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