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SAÚDE E TEATRO: O POTENCIAL DA PEÇA O RAPAZ DA RABECA E A MOÇA REBECA PARA ENGAJAR JOVENS ESTUDANTES DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO NO DEBATE SOBRE HIV/AIDS
Public Engagement with Science
Theater
HIV/AIDS
Youth
Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Adolescente
Folino, Carolina Habergric | Data do documento:
2020
Título alternativo
Health and Theater: the potential of the play O rapaz da rabeca e a moça Rebeca to engage young students from the North Zone of Rio de Janeiro in the debate on HIV/AIDSAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O surgimento da Aids na década de 1980 desencadeou uma série de respostas biomédicas, como a identificação do agente causador e o desenvolvimento de tratamentos para a doença. Emergiram, também, respostas sociais à epidemia que resultaram, por um lado, em estigma e discriminação, mas, por outro, na mobilização da sociedade civil para o seu enfrentamento e para a conquista de direitos no campo da Saúde. Essa mobilização civil, contudo, não tem englobado as novas gerações, que, além de não terem sentido o impacto dos anos iniciais da epidemia de Aids, são afetados por um grande silenciamento em relação a ela ao longo dos últimos anos. As estratégias que visam ao engajamento de cidadãos são um desafio às autoridades de saúde, aos formuladores de políticas públicas, à comunidade científica e às áreas de educação e de divulgação da ciência. Tanto em sua vertente prática quanto em seu emergente campo acadêmico, a divulgação científica tem lançado mão de estratégias para engajar o público na ciência de forma geral e na saúde de forma específica. A interface entre ciência e arte tem gerado bons frutos no que se refere aos objetivos da divulgação científica. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o potencial da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca, desenvolvida pelo Museu da Vida/Fiocruz, para engajar os jovens no debate sobre HIV/Aids. Retornamos a quatro escolas localizadas em Olaria e Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, cerca de seis meses após receberem a peça em sua versão itinerante, para investigarmos quais foram as lembranças dos estudantes relativas ao espetáculo e se e de que forma conversam sobre o tema. Para a coleta de dados, realizamos 25 entrevistas e 8 grupos focais com um total de 72 jovens e, para analisar o material qualitativo gerado, nos valemos da análise indutiva dos dados. Constatamos que a peça foi bem recebida pelos estudantes e houve por parte deles adesão ao jogo teatral. Os jovens se lembravam de grande parte do enredo do espetáculo, do humor e das músicas. Tais lembranças se conectaram, em variados níveis, com seus contextos e experiências. As lembranças a respeito do debate com os atores após as apresentações estavam associadas sobretudo à demonstração da utilização do preservativo masculino e ao fato de poderem realizar perguntas anonimamente, sem se sentirem julgados. Verificamos que a Aids é um tema que não está presente de forma recorrente no cotidiano desses estudantes e que eles desconhecem o tratamento e outras formas de prevenção ao HIV para além dos preservativos masculinos. No entanto, a atividade teatral gerou reflexões sobre temas relacionados à Aids, como saúde, prevenção, questões de gênero, estigma e discriminação. Sobre a prevenção, por exemplo, identificamos que os jovens a relacionam diretamente à gravidez, deixando a preocupação com as infecções sexualmente transmissíveis em segundo plano. Concluímos, assim, que a atividade teatral e o contato posterior com as pesquisadoras estimularam os jovens a refletirem sobre a peça, sobre o debate e sobre a Aids de forma ampla, para além de questões relacionadas apenas às formas de transmissão e prevenção ao HIV. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir com as discussões acerca das questões que potencializam e/ou limitam os debates sobre HIV e Aids na esfera pública, principalmente entre as populações mais vulneráveis, como os jovens.
Resumo em Inglês
The emergence of AIDS in the 1980s triggered a series of biomedical responses, such as the search for finding out the causer agent and the development of a treatment for the disease. Social responses have also emerged resulting, on the one hand, in stigma and discrmination, but, on the other hand, in mobilization of the civil society to face it and to conquer rights in the health field. However, the civil mobilization have not included the new generations who did not feel the initial impact of the epidemic but who are still significantly affected by it. The strategies aiming to engage citizens are a challenge to healh authorities, policy makers, the scientific community, education and science communication fields. Both in its practical aspects and in its emerging academic field, science communication have been adopting strategies to engage the public in science in general and in health, in specific. The interface between science and art has produced meaningful results regards to the purposes of science communication strategies, to engage people with science. This research aimed to analyze the potential of the play called "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca", developed by the Museum of Life/Fiocruz, to engage young students in the debate about HIV/AIDS. We returned to four schools located in Olaria and Bonsucesso, in the North Zone of Rio de Janeiro, about six months after those schools had received the play in its itinerant version, to investigate what were the students\2019s memories and if and how they talk to each other about the theme. For data collection, we conducted 25 interviews and 8 focal groups, with a total of 72 students. To analize the generated qualitative material we used the inductive analysis of the data. We verified that the play was well received by the students and that they joined the theatrical game. The students remembered much of the story of the play, the humor and the songs. Such memories were related, at different levels, to their contexts and experiences. The memories about the debate with the actors after the presentations were mainly associated with the demonstration of the use of the male condom and to with the fact that they could ask question anonymously without feeling judged. We found out that AIDS is not a recurrent theme in their daily lives and that they are unaware of the treatment and other forms of HIV prevention besides the male condoms. However, the theater activity have generated reflections on other topics related to AIDS, such as health, prevention, gender issues, stigma and discrimination. Regarding prevention, for example, we identified that the students directly related it to pregnancy, leaving the concern about sexually transmitted infections in the background. Therefore, we concluded that the theater activity and the subsequent contact with the researchers have stimulated the students to reflect on the play, on the debate and on AIDS in a broaden perspective, in addition to issues that are related just to the forms of HIV transmission and prevention. We believe that this research can contribute to discussions about aspects that can enhance and/or limit the debates on HIV/AIDS in the public sphere, especially among the most vulnerable populations, such as the youth.
Palavras-chave em inglês
Science CommunicationPublic Engagement with Science
Theater
HIV/AIDS
Youth
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaParticipação Cidadã em Ciência e Tecnologia
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Adolescente
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