Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4857
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROFAE: INSIGHTS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INOVADORA DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO PARA O SETOR SAÚDE
Ávila, Soraya de Almeida | Data do documento:
2004
Título alternativo
Analysis of the process of implementation of the PROFAE: insights for the construction of one innovative politics of professionalization in average level for the sector healthAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este estudo analisa o processo de implementação do PROFAE – Projeto
de Profissionalização do Trabalhadores da Área de Enfermagem – no
Estado do Rio de Janeiro; buscando identificar se incorpora
características inovadoras. É uma investigação do tipo exploratória,
procedida mediante entrevistas guiadas, realizadas com os Coordenadores
do PROFAE no Ministério da Saúde e com os agentes implementadores
do Projeto no Estado. Para a análise das informações foram estabelecidas
categorias específicas tanto para a análise de implementação quanto para
a inovação. No primeiro caso, elencou-se cadastramento do público-alvo,
financiamento, cronograma físico, comunicação, capacidades
institucionais; no segundo, descentralização da decisão, foco no
beneficiário e no enfermeiro-docente, intersetorialidade/
interinstitucionalidade, qualificação de recursos humanos para o SUS/
capacitação dos agentes implementadores, avaliação/monitoramento e
modernização institucional. Os resultados evidenciaram que, de acordo
com as características selecionadas, o PROFAE pode ser considerado um
Projeto inovador, entretanto alguns ajustes na sua implementação
deveriam ser realizados para que fossem alcançados resultados ainda
melhores.
Resumo em Inglês
This study analyzes the implementation process of PROFAE – Project to
instruct workers in the nursing field – for the State of Rio de Janeiro,
which searches to identify if this Project includes innovative
characteristics. This is a exploratory investigation, that was made through
guided interviews with coordinators in the Ministry of Health and with
stakeholders of the State. Specific categories were established with both
implementaition and innovation analysis. Fristly, recruitment of the
target-people, allocation of financial resources, chronological order,
communication, institutional capacities were chosen. Secondly,
descentralization of the decision, foccus in beneficiary and teacher-nurse,
intersectorial articulation / interinstitutional articulation, qualification
Health Manpower to SUS/instructing of the stakeholders,
evaluation/attendance and institutional modernization. The results show
that the PROFAE can be considered an innovative Project, however
some adaptations in its implementation must be fulfiled in order to reach
better results.
Compartilhar