Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4852
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
A HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: CONSTRUINDO UMA NOVA CULTURA
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Planejamento Estratégico
Hospitais
Humanismo
Cultura Organizacional
Estratégias de Saúde Locais
Direitos do Paciente
Viana, Rejane Vieira | Data do documento:
2004
Título alternativo
The humanizing in the health attendance: constructing a new cultureAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho relata a avaliação dos resultados alcançados com a implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) a partir da analise das ações desenvolvidas no Hospital Regional da Asa Sul, utilizando alguns instrumentos da démarche stratégique. Complementando o estudo, foram analisados os documentos relativos à implantação do programa nacionalmente, assim como o relato de experiências em hospitais participantes do programa no estado da Paraíba. Este trabalho tomou a humanização em três perspectivas: acolhimento e direito ao usuário; trabalho dos profissionais; e construção de uma nova cultura organizacional de humanização, que permita considerar a subjetividade em sua indiscutível relação com os processos de gestão. O trabalho propõe o investimento numa perspectiva onde a humanização apareça uma dimensão mais abrangente, atuando para possibilitar a fim de aumentar a valorização e a participação efetiva dos gestores, profissionais e usuários do sistema de saúde, tanto na atenção como na gestão em saúde, como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Resumo em Inglês
This paper reports an evaluation of the results reach with the National Program of Hospital Assistance Humanization. For that evaluation, it takes the actions development in Hospital Regional da Asa Sul and uses some instruments of demarche stratégique. To complement the study, were analyzing the documents about the implantation of Program in all country and the experiences of the hospitals of Paraíba, which were include in the Program. This paper takes the humanization in three perspectives: holding and user’s rights; professionals work; and the construction of a new organization culture about humanization which permits consider the subjectivity in its indisputable relation with the manager process. The paper proposes the investment in a perspective where the humanization appears in a wide-ranging dimension, acting to increase the appreciation and the effective participation of managers, professionals and users of health system, as in health care as in health manager, like citizens who are conscious about theirs rights and duties.
DeCS
Política de SaúdeAvaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Planejamento Estratégico
Hospitais
Humanismo
Cultura Organizacional
Estratégias de Saúde Locais
Direitos do Paciente
Compartilhar