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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4852
A HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO À SAÚDE: CONSTRUINDO UMA NOVA CULTURA
Políticas de Saúde
Gestão
Abordagem estratégica
Cultura organizacional
Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Planejamento Estratégico
Hospitais
Humanismo
Cultura Organizacional
Estratégias de Saúde Locais
Direitos do Paciente
Viana, Rejane Vieira | Date Issued:
2004
Alternative title
The humanizing in the health attendance: constructing a new cultureAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho relata a avaliação dos resultados alcançados com a implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) a partir da analise das ações desenvolvidas no Hospital Regional da Asa Sul, utilizando alguns instrumentos da démarche stratégique. Complementando o estudo, foram analisados os documentos relativos à implantação do programa nacionalmente, assim como o relato de experiências em hospitais participantes do programa no estado da Paraíba. Este trabalho tomou a humanização em três perspectivas: acolhimento e direito ao usuário; trabalho dos profissionais; e construção de uma nova cultura organizacional de humanização, que permita considerar a subjetividade em sua indiscutível relação com os processos de gestão. O trabalho propõe o investimento numa perspectiva onde a humanização apareça uma dimensão mais abrangente, atuando para possibilitar a fim de aumentar a valorização e a participação efetiva dos gestores, profissionais e usuários do sistema de saúde, tanto na atenção como na gestão em saúde, como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Abstract
This paper reports an evaluation of the results reach with the National Program of Hospital Assistance Humanization. For that evaluation, it takes the actions development in Hospital Regional da Asa Sul and uses some instruments of demarche stratégique. To complement the study, were analyzing the documents about the implantation of Program in all country and the experiences of the hospitals of Paraíba, which were include in the Program. This paper takes the humanization in three perspectives: holding and user’s rights; professionals work; and the construction of a new organization culture about humanization which permits consider the subjectivity in its indisputable relation with the manager process. The paper proposes the investment in a perspective where the humanization appears in a wide-ranging dimension, acting to increase the appreciation and the effective participation of managers, professionals and users of health system, as in health care as in health manager, like citizens who are conscious about theirs rights and duties.
Keywords in Portuguese
HumanizaçãoPolíticas de Saúde
Gestão
Abordagem estratégica
Cultura organizacional
DeCS
Política de SaúdeAvaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Planejamento Estratégico
Hospitais
Humanismo
Cultura Organizacional
Estratégias de Saúde Locais
Direitos do Paciente
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