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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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O QUE SE DIZ SOBRE OS MOOCS?: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE OS MASSIVE OPEN ON-LINE COURSES NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
MOOCs
Produção científica brasileira
WebQDA
Educação à distância
MOOCs
WebQDA
Brazilian scientific production
Distance education
Massive Open On-line Courses
Título alternativo
MOOCs, what do we talk about?: Brazilian scientific production on the Massive Open On-line Courses in the last 10 yearsAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade UnB Planaltina. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade UnB Planaltina. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
O incremento do acesso à internet e a ampliação do acesso à tecnologia
de informação e comunicação (TICs) ajudaram a criar um contexto propício
ao desenvolvimento de Massive Open On-line Courses (MOOCs). Os MOOCs,
constituem uma ferramenta acessível de educação mediada por computadores que
favorece a democratização e a ampliação do alcance do ensino à distância. Este
estudo visou desenhar um panorama das produções científicas brasileiras sobre
MOOCs nos últimos 10 anos. Apoiada em um levantamento bibliométrico seguido
de revisão sistemática da literatura, as análises revelaram pequena produção sobre
MOOCs no Brasil e que os pesquisadores não são autores assíduos na temática.
Foi observado que são poucos os grupos de pesquisas brasileiros sobre o tema,
mas são comuns parcerias interinstitucionais nesses estudos. Observou-se que a
investigação brasileira sobre MOOCs é recente, pouco consolidada, mas apresenta
demanda por novas pesquisas.
Resumo em Inglês
The improvement in Internet access and wider access to information
and communication technology (ICTs) created favorable context for Massive Open
Online Courses (MOOCs). MOOCs are considered an accessible and inexpensive
education tool able which contributes to democratization of educational processes
through computer-mediated learning process. This work draws a panorama of the of Brazilian scientific production on the subject by presenting a bibliometric study
joint to a systematic literature review of the studies published in Brazilian journals
in the last 10 years. The analyzes revealed that there are few studies on MOOCs
in Brazil and that the researchers do not publish frequently about this subject.
There are few Brazilian research groups on MOOCs, but that interinstitutional
partnerships are common. Finally, the Brazilian research on MOOCs is recent, lacks
consolidation but demands new studies about MOOCs.
Palavras-chave
Revisão sistemática de literaturaMOOCs
Produção científica brasileira
WebQDA
Educação à distância
Palavras-chave em inglês
Literature systematic reviewMOOCs
WebQDA
Brazilian scientific production
Distance education
Massive Open On-line Courses
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