Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/475
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
11 Cidades e comunidades sustentáveisColeções
Metadata
Mostrar registro completo
PRESENÇA DE PLANTAS TÓXICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: DADOS PRELIMINARES
Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas
Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Verifica a presença de plantas tóxicas nas creches e escolas públicas do 1º segmento do ensino fundamental do município do Rio de
Janeiro. Material e Métodos: Do total de 1.161 creches e escolas públicas do 1º segmento do ensino fundamental distribuídas por dez
Coordenações de Educação (CREs), foi obtida uma amostra de 90 unidades de ensino, selecionada de modo a garantir a
representatividade de cada uma dessas CREs. Para o levantamento da presença de plantas tóxicas no ambiente escolar foi elaborado
um roteiro de observação de campo que levanta e quantifica todas as espécies tóxicas encontradas e as localiza nas áreas abertas e
fechadas do ambiente escolar, bem como nos espaços destinados à recreação e a prática de esportes.
Palavras-chave
Plantas TóxicasSistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas
Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro
Compartilhar