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IDENTIDADE MASCULINA E O CUIDADO À SAÚDE ENTRE JOVENS: PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO "THE MASK YOU LIVE IN"
Silva, Juan da Cunha | Fecha del documento:
2020
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Nesse estudo buscamos por meio da discussão dos construtos das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde a compreensão das diferenças de gênero, geração, cultura e suas repercussões no processo saúde-doença-cuidado dos homens, sobretudo, dos jovens. O presente estudo teve como objetivo geral compreender como as questões acerca da identidade masculina se relacionam com o cuidado à saúde tendo como recurso o documentário "The Mask You Live In" (2015). Com vistas a atingir os objetivos do estudo, adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa. O percurso teórico-metodológico contemplou a transcrição das narrativas e o levantamento das informações dos depoentes e do contexto de produção do documentário. Em seguida, realizamos a observação do universo léxico das narrativas. A partir da leitura da transcrição das narrativas, realizamos o cotejamento entre o texto e as cenas do documentário, essa etapa subsidiou a identificação das dinâmicas de narrativa e a identificação da polifonia dos discursos dos depoentes. A tematização das narrativas possibilitou a identificação de núcleos temáticos que foram utilizados no levantamento de questões que possuem relação com o objeto de pesquisa deste estudo. As questões selecionadas foram problematizadas à baila dos construtos das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Dentre os resultados do estudo, destacamos que a socialização masculina é um processo vigiado e atravessado por prescritivos culturais como: a rejeição do feminino e a negação da dor entre os homens, essas injunções podem contribuir para o distanciamento das práticas de cuidado à saúde entre os homens jovens. A vulnerabilidade na juventude masculina é velada por meio do uso de máscaras que dificultam o reconhecimento da dor, dos sentimentos e do acesso às práticas de cuidado à saúde e autocuidado. Compreendemos por meio da problematização das narrativas de "The Mask You Live In" (2015) que a construção da identidade masculina possui dimensões estruturantes e estruturadas e suas imbricações com a cultura do cuidado à saúde entre os homens jovens. Dentre as estratégias de cuidado voltadas a esse público, destaca-se a participação da família, dos professores e de outros agentes que mantenham uma relação de proximidade. Além dessas se incluem a criação de espaços que favoreçam a comunicação das aspirações e das demandas sociais, de saúde e o engajamento deste grupo na construção coletiva de saberes em torno do processo saúde-doença-cuidado na juventude que abarcam o engajamento dos jovens, como ainda, ao desenvolvimento de políticas públicas à qual esta iniciativa se soma. Por fim, o desenvolvimento desse estudo promoveu a construção de uma proposta de problematização de narrativas deste filme/documentário e/ou cenas que poderão ser utilizadas em abordagens educativas com o público juvenil. O cinema, em suas múltiplas dimensões, pode ser utilizado em abordagens educativas junto aos jovens, por seu potencial em promover a mediação e a discussão dos eventos e dos marcadores que atravessam a cultura do cuidado à saúde na juventude.
Resumen en ingles
In this study we search through the discussion of the constructs of the Human, Social and Health Sciences, to understand the differences of gender, generation, culture and their repercussions on the health-disease-care process of men, especially young men. The present study aimed to consist how the questions about male identity are related to health care using the documentary "The Mask You Live In" (2015). In views to reach for the objectives of the study, we adopted the approach of qualitative research. The theoretical-methodological course included the transcription of the narratives and the survey of information from the interviewees and the context of documentary production. Then, we performed the observation of the lexical universe of the narratives. From reading the transcription of the narratives, we compared the text and the scenes of this documentary, in this step supported the identification of the narrative dynamics and the identification of the polyphony of the speeches of the interviewees. The thematization of the narratives made it possible to identify thematic groups that were used to raise issues that are related to the research object of this study. The selected questions were problematized with respect to the constructs of Human, Social and Health Sciences. In the middle of the results in this study, we highlight that male socialization is a process monitored and crossed by cultural prescriptions such as: the rejection of the female and the denial of pain amidst for men, these injunctions may contribute to the distancing of health care practices among young men. Vulnerability in male youth is hidden using masks that hinder the recognition of pain, feelings and access to health care and self-care practices. We understand over the problematization of the narratives of the film "The Mask You Live In" (2015) that the construction of male identity has structural and structured dimensions and its overlap with the culture of health care among young men. During the care strategies aimed at this audience, the participation of the family, teachers and other agents that maintain a close relationship stands out. In addition, these include the creation of spaces that favor the communication of social and health aspirations and demands and the engagement of this group in the collective construction of knowledge around the health-disease-care process in youth that encompass the engagement of young men, such as also, to the development of public policy to which this initiative is added. Finally, the development of this study promoted the construction of a proposal to problematize the narratives of this film/documentary and/or scenes that can be used in educational approaches with the youth audience. The cinema, in its multiple dimensions, can be used in educational approaches with young men, due to its potential to promoting mediation and discussion of events and markers that cross the culture of health care in youth.
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