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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47429
CINEMA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO FILME 120 BATIMENTOS POR MINUTO
HIV
Participação da Comunidade
Conhecimento
Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia
Kamel, Luciana Pereira | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho visa analisar uma produção fílmica centrada na relação participativa, portanto, engajada da comunidade afetada pelo vírus HIV, na França, em meados da década de 90. Compreende-se que o cinema, como arte, desperta multifacetadas sensações nos sujeitos que dele se apropriam. O que se traz ao corpo deste é uma leitura balizada de como o diretor valorizou determinadas nuances e gradações históricas pelas quais as imagens sejam capazes de acionar, reter, exprimir e, também, historicizar marcadores sociais. Ou seja, aquilo que este trabalho pretende apresentar é a relação inerente aos sujeitos atravessados por um saber, que antecede a descoberta de drogas de eficácia científica e o envolvimento da indústria farmacêutica com as relações políticas, atrelando à expertise leiga, fundamental importância na promoção de mudanças sociais, e sendo alicerce a disseminação dos avanços científicos à comunidade envolvida e/ou atingida por tal ou qual epidemia. Desde a origem do ativismo para o tratamento, nos anos de 1980, até a participação comunitária em protocolos clínicos de prevenção, na atualidade, lições vêm sendo aprendidas com a participação comunitária em todo o processo de pesquisa de novas formas de prevenção e tratamento, a verdadeira parceria com a comunidade pode ser estabelecida na busca de expandir opções para a prevenção e novos tratamentos para o HIV. A colaboração com a comunidade e outros grupos interessados no processo de pesquisa auxilia a desenvolver confiança e garantir que as prioridades de pesquisa sejam responsivas às necessidades comunitárias e que a comunidade esteja plenamente ciente das atividades de pesquisa planejadas e em andamento.
Abstract
The present study aims toanalyze a film production focused on the participatory relationship, thus engaged with the community affected by the HIV vírus, in France, in the mid-1990s. It is understood that cinema, as an art, awakens multifaceted sensations in the subjects Who appropriate it. What is brought to its body is a balized reading of how the director hás valued certain historical nuances and gradations by which images are able to trigger, retain, Express and also historicize social markers. In other words, what this study intend stop resent is the relationship inherent to the subjects crossed by a knowled get hat precedes the discovery of scientifically effective drugs and the involvement of the pharmaceutical industry with political relations, linking to the lay expertise that is of fundamental importance in promoting social changes, and being the foundation for the dissemination of scientific advances to the community involved and/or affected by such or such epidemic. Since the origin of activism for treatment in the 1980's, until community participation in current prevention clinical trials. Lessons have been learned through community participation in the entire process of clinical trials, a true partnership with the community can be established in the search for expanding options for prevention and new treatments for HIV. Collaboration with the community and other interested groups in there search process helps to build trust and ensure that research priorities are responsive to community needs and that the community is fully aware of planned and on going research activities.
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaHIV
Participação da Comunidade
Conhecimento
Participação Cidadã em Ciência e Tecnologia
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