Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4690
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
08 Trabalho decente e crescimento econômicoColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
GESTÃO INTEGRADA EM BIOSSEGURANÇA: UM PROGRAMA PARA O CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU
Queiroz, Rogério de Oliveira | Fecha del documento:
2004
Titulo alternativo
Management integrated in biosafety: program for the Center of Research René RachouAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este trabalho apresenta um programa que sistematiza as ações de biossegurança no Centro de Pesquisas René Rachou, uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz, e que se estrutura nas áreas de educação, comunicação, ambiente e saúde do trabalhador. Discute a associação da Biossegurança com a Saúde do Trabalhador e com a questão ambiental, enquanto campo de conhecimentos e práticas que se constrói com um caráter multidisciplinar e transversal, numa perspectiva da complexidade, e a necessidade de buscar uma integração prática entre estas três áreas. Enfoca as atividades de gestão enquanto um sistema complexo e salienta a necessidade de desenvolver uma dinâmica baseada na interação, na intersetorialidade, e na complementaridade. Apresenta as tendências atuais de desenvolvimento de sistemas de gestão integrada para Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho e Ambiente, e racionaliza sobre a necessidade de incluir a gestão da Biossegurança nesta integração. Propõe, dentro da perspectiva apresentada, e como forma de viabilizar o Programa de Biossegurança, o desenvolvimento de um sistema que permita a integração da gestão da Biossegurança, Qualidade, Saúde do Trabalhador, e Ambiente.
Resumen en ingles
This work presents a program which systematizes biosafety activities at the René Rachou Research Center, structured on the areas of education, communication, environment, and worker health. Discuss the association among biosafety, worker health, and the environmental issue, as a knowledge and practices field in construction, with a multidisciplinary and transversal character, on a complexity view, and the urgency on the search of a practical integration among these areas. Focuses de management activities as complex systems, and the need of developing an approach based on interactions and omplementarities among these systems, showing the modern tendencies on adopting integrated systems for the management of Quality, Occupational
Health and Safety, and Environment, highlighting the importance of a Biosafety integration approach for the organization. As a way to make the Biosafety program effective, it proposes the development of a system that allows the integration of management of Biosafety, Quality, Worker Health and Environment.
Compartir