Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46605
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- COC - Artigos de Periódicos [1113]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
ACESSIBILIDADE EM MUSEUS DE CIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE MEDIADORES BRASILEIROS
Accesibilidad en los museos de ciencia: la perspectiva de los mediadores brasileños
Mediadores
Pessoas com Deficiência
Acessibilidade
Inclusão
Museum Educators
People with Disabilities
Accessibility
Inclusion
Titulo alternativo
Accessibility in science museums: the perspective of Brazilian mediatorsAccesibilidad en los museos de ciencia: la perspectiva de los mediadores brasileños
Autor
Afiliación
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Red MUSA Iberoamericana: Red de Museos y Centros de Ciencia-Cyted. Madrid, España.
Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Red MUSA Iberoamericana: Red de Museos y Centros de Ciencia-Cyted. Madrid, España.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Red MUSA Iberoamericana: Red de Museos y Centros de Ciencia-Cyted. Madrid, España.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Neste artigo, visamos compreender como mediadores de museus de ciências brasileiros entendem e lidam com a acessibilidade e com os públicos com deficiência nas instituições em que trabalham. Os dados foram coletados de abril a dezembro de 2019 por meio de um questionário on-line, com perguntas fechadas e abertas, respondido por 298 indivíduos. Sob o ponto de vista desses profissionais, ainda há algumas lacunas com relação à sua formação, prática e experiência e às estratégias de acessibilidade oferecidas pelos museus que trabalham. Isso faz com que se sintam pouco seguros para realizar o atendimento dos públicos com deficiência. Nesse sentido, apenas um quarto do total dos respondentes afirmou que se sentia preparado para atender pessoas com deficiência. Esse sentimento pode ocorrer em parte pelo fato de que metade de nossos respondentes são jovens de entre 20 e 29 anos e em geral com menos de cinco anos de carreira. Mas reforça a necessidade de que os museus invistam na formação e capacitação desses atores sociais e consolidem e/ou reforcem uma política institucional que vise a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência nos museus de ciências.
Resumen en ingles
In this paper, we aim to understand how museum educators of Brazilian science museums understand
and deal with accessibility and with audiences with disabilities in the institutions in which they work.
Data were collected from April to December 2019 through an online questionnaire, with closed and
open questions, answered by 298 individuals. From the point of view of these professionals, there are
still some gaps regarding their training, practice and experience and the accessibility strategies offered
by the museums they work with. This makes them feel unconfortable to interact with audiences with
disabilities. Only a quarter of all respondents said they felt prepared to interact with people with disabilities.
This feeling may occur partly due to the fact that half of our respondents are young people
between 20 and 29 years old and, in general, have less than five years of career, but also due to the little
practice of welcoming audiences with disabilities in museums. The data reinforce the need for museums
to invest in the training and qualification of these professionals and to consolidate and / or reinforce an
institutional policy aimed at accessibility and inclusion of people with disabilities in science museums.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En este artículo pretendemos comprender cómo los mediadores de los museos de ciencia brasileños
entienden y tratan la accesibilidad y las audiencias con discapacidades en las instituciones en las que
trabajan. Los datos fueron recolectados de abril a diciembre de 2019 a través de un cuestionario en línea,
con preguntas cerradas y abiertas, respondidas por 298 personas. Desde el punto de vista de estos
profesionales, persisten algunas lagunas en cuanto a su formación, práctica y experiencia y las estrategias
de accesibilidad que ofrecen los museos con los que trabajan. Esto los hace sentir inseguros para
interactuar con audiencias con discapacidades. Solo una cuarta parte de todos los encuestados dijeron
que se sentían preparados para atender a las personas con discapacidades. Este sentimiento puede
darse en parte por el hecho de que la mitad de nuestros encuestados son jóvenes de entre 20 y 29 años
y en general con menos de cinco años de carrera, pero también por la poca práctica de acoger audiencias
con discapacidad en los museos. Los datos refuerzan la necesidad de los museos de invertir en la
formación y cualificación de estos profesionales y de consolidar y/o reforzar una política institucional
orientada a la accesibilidad e inclusión de las personas con discapacidad en los museos de ciencia.
Palabras clave en portugues
Museus de CiênciasMediadores
Pessoas com Deficiência
Acessibilidade
Inclusão
Palabras clave en ingles
Science MuseumsMuseum Educators
People with Disabilities
Accessibility
Inclusion
Compartir