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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4632
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
09 Indústria, inovação e infraestruturaColeções
Metadata
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COMPETÊNCIAS PARA INOVAR DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, MS
Inovação
Complexo Produtivo da Saúde
Sistema Nacional de Inovação
Innovation
Health Productive Complex
National System of Innovation
Inovação Organizacional
Brasil
Administração Hospitalar
Organização e Administração
Cunha, Rosamélia Queiroz da | Data do documento:
2009
Título alternativo
Competences for the innovate in Instituto Nacional de Câncer, MSAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente trabalho e um estudo de caso realizado no Instituto Nacional de Câncer/MS com o objetivo de caracterizar as competências para inovar existentes nesta instituição, analisando-as frente as competências para inovar apontadas na literatura sobre economia da inovação e complexo produtivo da saúde, para identificar processes prioritários que mereçam sofrer ajustes. Após a revisão da literatura relacionada a base conceitual definida (sistemas nacionais de inovação, complexo produtivo da saúde, inovação em serviços, inovações na área da saúde, inovações em serviços de saúde e gestão do conhecimento), foi identificado um questionário com 73 competências elementares agrupadas em 9 competências complexas. Este instrumento sofreu adequação, o que resultou no questionário Competências para lnovar no INCA, com 127 competências elementares agrupadas conforme proposto por François e colaboradores 65. Foram entrevistados 12 gestores dos 13 informantes chave incluídos nos critérios definidos. Todos assinaram TCLE específico. Para a análise foram definidas quatro faixas de competências para inovar: presente (identificada por mais de 75% dos entrevistados), parcialmente presente (identificada por 51 a 75% dos entrevistados), parcialmente ausente (identificada por 26 a 50% dos entrevistados) e ausente (identificada por até 25% dos entrevistados). Os resultados mostram que os gestores identificam como presentes 17% das 127 competências elementares definidas, como parcialmente presentes 38%, como parcialmente ausentes 28% e como ausentes 17% do total. A competência complexa de apropriação de tecnologias externas e a que possui o maior número de competências elementares presentes (48%). Em seguida estão: o financiamento de inovações (2 9%), a organização e gestão da produção de conhecimento (20%), o desenvolvimento de inovações (13%), a divulgação de inovações (10%), o gerenciamento de recurses humanos numa perspectiva de inovação (9%), e a vigilância e ação sobre a evolução do ambiente (5%). Duas competências complexas não possuem, na visão dos gestores entrevistados, nenhuma competência elementar presente: a inserção da inovação na estratégia de conjunto da instituição e a gestão e defesa da propriedade intelectual. O estudo sugere, para adequação dos processes institucionais as evidências apontadas na literatura sobre economia da inovação, a necessidade de criação de política, estratégia ou função de inovação no INCA/MS.
Resumo em Inglês
This work is a case study conducted at INCNMS with the objective to characterize the competences necessary to innovate available in the Institution, analyzing and comparing them to the competences identified in the literature on economics of innovation and health productive complex, identifying the priority processes requiring adjustments . After reviewing the literature regarding the conceptual basis set (national systems of innovation , health productive complex, innovation in services, innovation in health, innovations in health services and knowledge management), a questionnaire was identified with 73 basic competences grouped into 9 complex competences. This instrument was adjusted , resulting in the questionnaire Competences to Innovate in INCA, with 127 elementary competences grouped as proposed by François and collaborators. We interviewed 12 managers of 13 key informants included in the criteria defined. All signed the specific informed consent. For the analysis were defined four competences categories bands to innovate: available (identified by more than 75% of respondents), partially available (identified by 51 to 75% of respondents), partially not available (identified by 26 to 50% of respondents)and totally not available (identified by 25% or less of respondents). The results show that managers identified in the category available 17% of the basic competences, as partially available 38%, as partially not available 28% and as totally not available 17%. The complex competence to appropriate external technologies represents the largest number of the basic available competences (48%). Next are: the financing of innovations (29%), the organ ization and management of production of knowledge (20%), the development of innovations (13%), the disclosure of innovations (10%), the management of human resources in terms of innovation (9%) and the surveillance and action on the changes of environment (5%). Two complex competences do not have, in view of the managers interviewed, no elementary competence: the integration of innovation in the overall strategy of the Institution and management of intellectual property. The study recommends institutional process adjustments following the evidences indicated in the literature on economics of innovation , the need for policy development, strategy or innovation job responsibilities in INCN MS.
Palavras-chave
Competências InstitucionaisInovação
Complexo Produtivo da Saúde
Sistema Nacional de Inovação
Palavras-chave em inglês
Institutional CompetencesInnovation
Health Productive Complex
National System of Innovation
DeCS
Institutos de Câncer/organização & administraçãoInovação Organizacional
Brasil
Administração Hospitalar
Organização e Administração
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