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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46235
Type
TCCCopyright
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Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gênero08 Trabalho decente e crescimento econômico
11 Cidades e comunidades sustentáveis
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MUSEUS DE CIÊNCIA E AS QUESTÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DE MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA
Gênero e Raça nas Ciências
Museus de Ciência
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Gender and Race in Science
Science Museums
Sustainable Development Goals
Ciência
Identidade de Gênero
Grupos de Populações Continentais
Museus
Exposições Científicas
Desenvolvimento Sustentável
Araujo, Nathália da Silva | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa foi realizada no Museu Ciência e Vida (MCV) e no Museu do Amanhã (MA) e trata-se de estudo exploratório de dois eventos de divulgação da ciência, “Meninas nas Exatas da Baixada Fluminense” e “Mulheres que Conquistaram o Espaço”, respectivamente. Estes, concebidos para estimular o interesse pela ciência de estudantes do sexo feminino e descortinar o papel das mulheres na academia. Objetivou-se estudar ações em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência declarado pelas Nações Unidas e ocorridas no ano de 2019 nos dois museus de ciências do Rio de Janeiro. A avaliação dos eventos foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas gravadas com as coordenadoras das ações de divulgação. Nesta monografia apresentaram-se os resultados da avaliação das entrevistas, identificando os aspectos nas falas das coordenadoras que se dividiram em quatro blocos de categorização: i) caracterização do evento, ii) relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, iii) engajamento do público e iv) museus de ciência e questões de gênero. Ainda discutiu-se o papel destes tipos de projetos na desconstrução de preceitos socioculturais sobre a presença feminina e a ausência de pesquisadoras negras nas carreiras científicas e no acesso a modelos de referência para meninas em fase de decisão de carreira. Os resultados revelam que as coordenadoras das ações analisadas se sentiram satisfeitas com as mesmas e com o engajamento que o público demonstrou, que as ações de gênero também levam em consideração as questões étnico-raciais, e que as convidadas já tinham familiaridade com ações de divulgação. Além disso, mostram que os ODS têm contribuído para impulsionar eventos do tipo, já que há uma preocupação sobre o quanto é urgente e necessário que mais projetos sobre as temáticas sejam desenvolvidos em prol das minorias que são sub-representadas nas ciências, como as mulheres e os negros.
Abstract
The present research was carried out at the Science and Life Museum (MCV) and at the Museum of Tomorrow (MA) and is an exploratory study of two events for the dissemination of science, “Girls in the Exacts of Baixada Fluminense” and “Women who Conquered the Space ”, respectively. These, designed to stimulate female students' interest in science and to unveil the role of women in academia. The objective was to study actions in celebration of the International Day of Women and Girls in Science declared by the United Nations and which took place in 2019 in the two science museums in Rio de Janeiro. The evaluation of the events was made based on semi-structured interviews recorded with the coordinators of the dissemination actions. In this monograph, the results of the evaluation of the interviews were presented, identifying the aspects in the statements of the coordinators who were divided into four categorization blocks: i) characterization of the event, ii) relationship with the Sustainable Development Goals, iii) engagement of the public and iv) science museums and gender issues. The role of these types of projects was also discussed in the deconstruction of sociocultural precepts about the female presence and the absence of black researchers in scientific careers and in accessing reference models for girls in the career decision phase. The results reveal that the coordinators of the analyzed actions were satisfied with them and with the engagement shown by the public, that gender actions also take into account ethnic-racial issues, and that the guests were already familiar with dissemination actions. Furthermore, they show that the SDGs have contributed to boost events of this type, as there is a concern about how urgent and necessary it is that more projects on the themes are developed in favor of minorities that are underrepresented in the sciences, such as women and blacks.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaGênero e Raça nas Ciências
Museus de Ciência
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Keywords
Science CommunicationGender and Race in Science
Science Museums
Sustainable Development Goals
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaCiência
Identidade de Gênero
Grupos de Populações Continentais
Museus
Exposições Científicas
Desenvolvimento Sustentável
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