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A BIODIVERSIDADE NO MUSEU DO MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DA ATIVIDADE EDUCATIVA TRAJETO DA BIODIVERSIDADE
Bomfim, Lívia de Oliveira | Fecha del documento:
2020
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Biodiversidade é um termo polissêmico, que apresenta desafios relacionados à sua conceituação e à compreensão das dimensões que o envolve. Frente à atual crise ambiental e ao crescente papel de instituições não formais na educação e divulgação científica para o tema, torna-se importante compreender como a biodiversidade é representada nesses espaços, no sentido de aprimorar ou mesmo reforçar estas ações educativas. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar as concepções de biodiversidade presentes na atividade Trajeto da Biodiversidade, no Museu do Meio Ambiente. Para isso, transcrições de áudio de dois mediadores da atividade foram analisados qualitativamente, a partir da categorização de seus turnos de fala em Abordagens de Biodiversidade, como propostas por Marandino e Laurini (2018). A categoria mais enfatizada nos discursos analisados foi a de Níveis de Organização, representando 74% entre todas as categorias encontradas, seguida da abordagem Biogeográfica com um percentual de 14,8%. Esses dados corroboram com estudos anteriores sobre a biodiversidade em espaços não formais, que indicam o predomínio de abordagens em Níveis de Organização, categoria comumente descrita na literatura científica como conceito clássico de biodiversidade e a mais presente nas concepções do público sobre o tema. As abordagens Evolutiva, Conservacionista e Humana - fortemente associadas ao objetivo institucional e da atividade – registraram as menores porcentagens nas falas dos mediadores – cada uma delas representando 3,7% da amostra total. Tais resultados apontam para a menor presença de abordagens mais integradoras do conceito, ainda que estas fossem desejadas pela instituição e essenciais a uma compreensão crítica da diversidade biológica e de seus valores. De modo geral, os resultados apresentados reforçam os desafios já relatados para o tema da biodiversidade e também indicam as potencialidades dessas atividades educativas em museus. Levando em consideração as limitações metodológicas da presente pesquisa e o potencial do Museu do Meio Ambiente para o desenvolvimento da temática, se fazem necessários mais estudos, a fim de ampliar a compreensão da representação da Biodiversidade nas ações educativas da instituição e contribuir para os estudos do tema em espaços não formais.
Resumen en ingles
Biodiversity is a polysemic term, which presents challenges related to its conceptualization and to the understanding of its dimensions. Faced with the current environmental crisis and the growing role of non-formal spaces in education and scientific communication regarding Biodiversity, it is important to understand how this topic is presented in these spaces, in order to improve or even reinforce its educational activities. In this way, this study aimed to identify the concepts of biodiversity presented in Trajeto da Biodiversidade at Museu do Meio Ambiente. For this, audio transcriptions of two mediators in the activity were qualitatively analyzed, based on the categorization in Biodiversity Approaches of their speech shifts, as proposed by Marandino and Laurini (2018). The most emphasized category in these speeches was Organization Levels, representing 74% among all the others, followed by the Biogeographic approach with a percentage of 14.8%. These data corroborate previous studies on biodiversity at non formal spaces, which indicates the predominance of approaches in Levels of Organization, commonly described in the literature as a classic concept of biodiversity and also the most present in the public's conceptions on the topic. The Evolutionary, Conservationist and Human approaches - strongly associated with institutional and activity aims - registered the lowest occurrences in mediator’s speeches, each one of them representing only 3.7% of the amount. These results suggest a smaller presence of integrative approaches of biodiversity, even though they were expected by the institution and are essential to a critical understanding of biological diversity and its values. Overall, the results presented in this study reinforce the challenges already reported on the topic of biodiversity and also indicate the potential of these educational activities at museums. Considering the methodological limitations of this research and the potential of Museu do Meio Ambiente to work with these approaches, further studies are required in order to broaden the understanding of Biodiversity’s representation in educational activities of the institution and to contribute to studies of biological diversity in non-formal spaces.
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