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O ENGAJAMENTO DE PACIENTES NA REVISÃO POR PARES: A INICIATIVA DO PERIÓDICO RESEARCH INVOLVEMENT AND ENGAGEMENT
Amaral, Janaynne Carvalho do | Fecha del documento:
2020
Titulo alternativo
Engaging patients in peer review: The Research Involvement and Engagement journal initiativeDirector
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este trabalho discute a metodologia do periódico Research Involvement and Engagement para inserir pacientes no seu processo de revisão por pares e coloca essa iniciativa em diálogo com os temas Ciência Aberta e os modelos conceituais de compreensão pública da ciência. Como metodologia, em primeiro lugar, é feita uma breve apresentação do que é a revisão por pares e o seu papel, acompanhada de uma discussão sobre as práticas da Ciência Aberta, com foco na revisão por pares aberta. Em seguida, são apresentados o objetivo, o escopo do periódico, a política de revisão por pares e as suas diretrizes para pareceristas. Como resultado, observou-se que as diretrizes para pareceristas, principal ferramenta para inclusão de pacientes na revisão por pares, contempla o funcionamento deste processo dentro do periódico, aspectos a serem considerados durante a revisão de um manuscrito e links de sites com treinamento para pareceristas. Valorizando as experiências e a especialidade de cada paciente e colocando-o também no papel de editor, a iniciativa da revista dialoga com os modelos contextual, de expertise leiga e de engajamento público de compreensão pública da ciência.
Resumen en ingles
This work discusses the methodology of Research Involvement and Engagement journal to insert patients in their peer review process and put this initiative in dialogue with the themes Open Science and the conceptual models of public understanding of science. As a methodology, firstly, a brief presentation of what peer review is and its role is made, accompanied by a discussion of Open Science practices, with a focus on open peer review. Then, the objective, the scope of the journal, the peer review policy and its guidelines for reviewers are presented. As a result, it was observed that the guidelines for reviewers, the main tool for including patients in the peer review, contemplates the functioning of this process within the journal, aspects to be considered during a review of manuscript, and links to sites with training for reviewers. Valuing the experiences and the specialty of each patient and also placing him/her in the role of editor, the journal's initiative dialogues with the Contextual Model, Lay Expertise Model and Public Engagement Model of public understanding of science.
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