Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46089
Tipo de documento
Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
MARCAS DE PROVENIÊNCIA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Cultura material
Fontes de Informação
Sistemas de recuperação da Informação
História do Livro
Informação
Printing culture
Sources of Information
Information retrieval systems
History oh the book
Information
Cultura material
Ex-libris
Colecciones bibliográficas
Afiliação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Apresenta uma proposta de análise relacionada às marcas de proveniência como fonte de informação. Adota pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa bibliográfica não exaustiva. Considera as marcas de proveniência, enquanto parte da materialidade do livro, como documento, cuja informação permite comunicação com o leitor. Conclui que as marcas de proveniência devem receber o tratamento adequado no processo de organização da informação para que sejam recuperadas de forma eficaz.
Palavras-chave
Marcas de proveniênciaCultura material
Fontes de Informação
Sistemas de recuperação da Informação
História do Livro
Informação
Palavras-chave em inglês
ProvenancePrinting culture
Sources of Information
Information retrieval systems
History oh the book
Information
Palavras-chave em espanhol
Marcas de procedenciaCultura material
Ex-libris
Colecciones bibliográficas
Compartilhar