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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45916
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BUSCANDO E DIVULGANDO INFORMAÇÕES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE GRUPOS DO FACEBOOK
Medicinal Plants
Social Media
Content Analysis
Facebook
Guimarães, Carolina Carneiro de Campos | Data do documento:
2019
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
No Brasil, observa-se um crescente movimento de busca e divulgação de informações sobre saúde e bem-estar nos meios virtuais, especialmente em redes sociais, que se apresentam como importantes espaços de comunicação para grupos sociais com cada vez mais limitada disponibilidade de tempo para atividades interacionais. Neste sentido, acredita-se que as mídias sociais acabam por exercer grande influência em tomadas de decisões, inclusive no campo da saúde, onde são crescentes a busca e a oferta de informações sobre sintomas de doenças, tratamentos e abordagens terapêuticas. Entre estes, inclui-se o uso de plantas medicinais, prática que remonta a tempos distantes e que se caracteriza pela descoberta e transmissão de geração em geração, de propriedades terapêuticas de plantas. O presente estudo tem por objetivo conhecer de que formas os indivíduos buscam e divulgam virtualmente informações sobre plantas medicinais. Para tanto, realiza uma análise de conteúdo de grupos públicos do Facebook que têm como tema principal a divulgação de informações sobre plantas medicinais. A análise das informações levantadas apontou que estes grupos e canais de mídias sociais se constituem importantes espaços de intercâmbio de informações, nem sempre corretas ou seguras segundo parâmetros estabelecidos pela literatura científica de referência, o que coloca a necessidade de pensar estratégias de mediação deste conhecimento, através de ações coordenadas de divulgação científica e de aprimoramento da literacia científica sobre o tema. Na amostragem realizada no dia 18 de julho de 2019 foram encontrados 99 grupos utilizado o filtro \201Cpúblicos\201D com o termo \201Cplantas medicinais\201D. Destes, aplicados os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos na metodologia, resultaram em 10 grupos públicos para a análise dos comentários. Foram coletados 873 comentários ao total e estabelecida 14 categorias empíricas. Dentre estas, a mais citada foi aquela que indicou alguma planta medicinal seguida da categoria que indicava outro tipo de tratamento e aquela que indicava usos do chá da planta. A categoria menos citada foi a que apresentava informação sobre a planta. O menor grupo (grupo cinco) continha 1.109 e o maior (grupo sete) com 276.043 membros. Não foi demonstrado correlação de maior atividade e comentários de quaisquer grupos com a data da criação ou quantidade de membros o que demonstra ocorrer diferentes dinâmicas neles. Pode-se observar que provavelmente o indivíduo pode vir a tomar decisões importantes sobre sua saúde tendo como base tais informações trocadas nesses grupos. Os resultados mostram o desafio de realizar divulgação cientifica sobre plantas medicinais frente a quantidade e qualidade de informações divulgadas nesses grupos públicos.
Resumo em Inglês
In Brazil, there is a growing movement to seek and disseminate online information on health and well-being, especially in social media, which are important communication spaces for social groups with increasingly limited interactional time. Based on this assumption, social media might have a major influence on decision-making processes, including those about human health, on which there is a growing movement of search and dissemination of information about diseases symptoms, treatments and therapeutic approaches. Including those information about medicinal plants, a practice that dates back to distant times and is characterized by the discovery and transmission, from generation to generation, of therapeutic properties of plants. This study aims to understand in what ways individuals seek and disseminate online information about medicinal plants. To this end, it comprises a content analysis of public Facebook groups focused on the dissemination of information about medicinal plants. Data analyzes pointed out that these social media groups and channels constitute important spaces for information exchange, which is in some extent neither correct nor secure, according to parameters established by the reference scientific literature. These findings raise the need to think and develop mediation strategies for knowledge building, through coordinated actions of public scientific divulgation that contributes to the improvement of scientific literacy on the subject. In the sampling carried out on July 18, 2019, 99 groups were found using the \201Cpublic\201D filter with the term \201Cmedicinal plants\201D. Of these, applied the inclusion and exclusion criteria established in the methodology, resulted in 10 public groups for the analysis of the comments. A total of 873 comments were collected and 14 empirical categories were established. Among these, the most cited was the one that indicated some medicinal plant followed by the category that indicated another type of treatment and the one that indicated uses of the plant's tea. The least mentioned category was the one that presented information about the plant. The smallest group (group five) contained 1,109 and the largest (group seven) with 276,043 members. There was no correlation between greater activity and comments from any groups with the date of creation or number of members, which demonstrates that different dynamics occur in them. It can be seen that it likely to be able to make important decisions about health based on such information exchanged in these groups. The results show the challenge of scientific divulgation of medicinal plants in view of the quantity and quality of information disseminated in these public groups.
Palavras-chave em inglês
Science CommunicationMedicinal Plants
Social Media
Content Analysis
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