Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45871
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
- IOC - Artigos de Periódicos [12747]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO SOBRE O USO EDUCACIONAL DO CINEMA
Cinema
Ensino de ciências
Ensino médio
Ficção científica
Titulo alternativo
High School teacher´s perceptions about the educational use of moviesAfiliación
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Campus Pinheiral. RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Campus Maracanã. Rio de janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Campus Maracanã. Rio de janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O presente artigo aborda a utilização do cinema como instrumento educacional em práticas
docentes no Ensino Médio, tendo como sujeitos professores que trabalham no Ensino Básico,
Técnico e Tecnológico (EBTT) em instituição federal, especificamente atuantes em disciplinas
básicas. O trabalho investigativo é decorrência de pesquisa de doutorado na área de Ensino
de Ciências do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde
(PGEBS) do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz/RJ (IOC- FIOCRUZ) e constitui-se
como pesquisa qualitativa que busca ampliar a compreensão sobre como docentes concebem,
planejam e realizam atividades com o cinema. As análises aqui apresentadas permitiram
consolidar vínculo entre fundamentos teóricos-conceituais sobre o uso do cinema em
ambientes educativos e o conjunto de informações levantadas a partir de entrevistas com os
docentes participantes da investigação, coadunando teoria e prática. Os resultados obtidos
sinalizam que o potencial de uso do cinema vai muito além do caráter meramente ilustrativo,
estabelecendo diálogos profícuos com características intrínsecas e relevantes para o Ensino de
Ciências, como imaginação, reflexão crítica e conjecturabilidade. Assim, o estudo favorece o
entendimento das reais vivências e desafios que professores enfrentam para implementação
das suas atividades com o cinema no cotidiano de sala de aula e estimula outros pesquisadores
e docentes a aprofundarem-se no conhecimento e na realização de novas iniciativas, na
perspectiva de agregar o componente artístico aos conhecimentos científicos em diversificadas
disciplinas e com estratégias variadas.
Resumen en ingles
This article discusses the use of movies as an educational tool in teaching practices at High
School, having as subjects teachers who work in a Federal Basic, Technical and Technological
Education Institution, specifically acting in basic disciplines. This investigative work is a result
from a PhD research in Science Teaching area of the Stricto Sensu Graduate Program in
BioScience and Health Teaching (PGEBS) of Oswaldo Cruz Institute and Oswaldo Cruz Foundation (IOC-FIOCRUZ-RJ). It is constituted as a qualitative research that seeks to broaden
the understanding of how teachers conceive, plan and carry out activities with movies. This
study allowed to reinforce a link between conceptual and theoretical foundations about the
use of movies in educational environments and the set of information gathered from interviews
with the teachers involved n the research, matching theory and practice. The achieved results
show that the potential of the use of movies goes far beyond illustrative, establishing fruitful
dialogues with intrinsic and relevant characteristics for Science Teaching, such as imagination,
critical reflection and conjecturability. In this way, this study favours the understanding of real
experiences and challenges that teachers face to perform their activities with movies in
classroom and encourages other researchers and teachers to deepen their knowledge and
carry out new initiatives, in the perspective to add artistic components to scientific knowledge
in diverse disciplines and with different strategies.
Palabras clave en portugues
Práticas docentesCinema
Ensino de ciências
Ensino médio
Ficção científica
Compartir