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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4584
EXPECTATIVAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA
Prática Profissional
Educação em Odontologia
Escolha da Profissão
Currículo
Força de Trabalho
Matos, Izabella Barison | Data do documento:
2005
Título alternativo
Expectations of the professional exercise of sudents in odontologyAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este é um estudo que enfoca as motivações da escolha da profissão e as expectativas em relação ao mercado de trabalho dos alunos do último semestre do curso de graduação em Odontologia de uma universidade pública do sul do Brasil. Trata, também, de refletir sobre as relações entre o perfil profissiográfico traçado nas Diretrizes Curriculares Nacionais/DCN para os cursos de graduação em Odontologia, as práticas acadêmicas e a formação profissional do cirurgião-dentista. A produção de dados foi realizada por meio de questionários direcionados a trinta e oito alunos do último semestre do curso de Odontologia, de sete entrevistas: com o responsável pelo curso, professores cirurgiões-dentistas atuando no ensino odontológico e dirigentes de associações da categoria. Também, utilizamos a observação quando da aplicação dos questionários e da realização das entrevistas. O estudo evidenciou que os concluintes do curso, por terem a imagem da Odontologia como uma profissão eminentemente liberal, ao finalizarem o curso, considerando-se a situação atual da profissão - da condição de liberal para uma condição de liberal associada ao assalariamento - não terão garantida a execução do esperado. Assim, diante desta realidade e não havendo possibilidade de alcançar sua expectativa, o recém-formado se confrontará com uma realidade profissional diferente da imaginada. As análises apontam para o provável enfrentamento de uma situação de frustração e incapacidade de realização do seu projeto profissional. Também, há que se dizer que as tendências recentes, emanadas do Ministério da Educação, através da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação e as diretrizes constitucionais do SUS, do Ministério da Saúde, que originaram normatizações e proposições (ações e programas), diante da inadequação relativa da formação profissional dos dentistas, favorecem uma perspectiva doutrinal inspirada por uma lógica de conversão profissional que é contrária ao atual estatuto profissional.
DeCS
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