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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4576
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A PRODUÇÄO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE EM ESCALA LOCAL: REPENSANDO RELAÇÄO ENTRE A INVESTIGAÇÄO CIENTÍFICA E A EXPERIÊNCIA DOS GRUPOS POPULARES
Educação em Saúde
Movimentos Socais
Saúde Pública
Informação em Saúde
Health Education
Social Movements
Public Health
Health Information
Oliveira, Rosely Magalhäes de | Fecha del documento:
2000
Titulo alternativo
The production of the knowledge in health in local scale: rethinking relationship between the scientific investigation and the experience of the popular groupsDirector
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este estudo busca contribuir para a discussão sobre a “construção compartilhada do conhecimento” nas práticas de educação e saúde no Brasil, a partir da relação entre profissionais e população.
Descreve-se a organização das práticas de educação nos serviços
de saúde no Brasil, em diferentes conjunturas sócioeconômicas
e sanitárias vividas no país desde metade século XIX, buscando destacar a relação entre técnicos e população.
Neste contexto histórico, destaca a emergência de uma crítica da visão tradicional das práticas de educação e saúde, que considera o conhecimento popular sobre os processos de adoecimento e morte.
Recupera-se os eixos teórico-metodológicos da experiência
desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Educação, Saúde e
Cidadania da Escola Nacional de Saúde Pública (NEESC/ENSP)
e pela organização não-governamental Centro de Estudos e
Pesquisas da Leopoldina (CEPEL) na região dos subúrbios da
Leopoldina, município do Rio de Janeiro.
Para a análise das práticas de educação em saúde, constróise
um quadro comparativo entre a visão tradicional e crítica
sobre a construção do conhecimento, e suas repercussões
práticas no campo da educação em saúde.
Conclui-se que a possibilidade de mudança em educação em
saúde estaria baseada no conhecimento advindo da convivência
e da emoção entre diferentes sujeitos.
Resumen en ingles
This study discusses the “sharing knowledge construction”
upon the relationship between the technicians and the people
in the brazilian health services.
It describes the organization of the practices of health
services in different social, economic and sanitary contexts
since the XIX century, in Brazil, emphasizing the
relationship between the technicians and the people. In
that historical contexts, it points out the emerging of a
critical of the traditional “health education” that considers
the popular knowledge about the health-illness proccess.
It rescues the theorethical and metodological axis of the
experience developed by the Group for the Education, Healtth
and Citizenshp Studies of the National School for Public
Health (NEESC/ENSP) and by the non-governmental organization
Centre for the Study and Research of Leopoldina
(CEPEL),at the suburban area of Leopoldina, in the city of
Rio de Janeiro.
To analyse the health education practices is made a comparative
framework of the traditional and the critical point
of view of the knowledge construction and their results in
the practices of the health services.
It concludes that the possibility of change in health education
is based on the knowledge came out from the commom
living and the emotion between different agents.
Palabras clave en portugues
ConhecimentoEducação em Saúde
Movimentos Socais
Saúde Pública
Informação em Saúde
Palabras clave en ingles
KnowledgeHealth Education
Social Movements
Public Health
Health Information
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