Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45659
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- COC - Artigos de Periódicos [1105]
Metadata
Mostrar registro completo
COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA E APROPRIAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CASO DO BRASIL
Popular science and social appropriation of science: some reflections on the Brazilian case
Divulgação Científica
Apropriação Social da Ciência
Museus de Ciência
Public Understanding of Science
Social Appropriation of Science
Science Museums
Divulgación Científica
Apropiación Social de la Ciencia
Museos de Ciencia
Massarani, Luisa Medeiros | Data do documento:
2012
Título alternativo
Comunicación y la apropiación social de la ciencia: algunas reflexiones sobre el caso de BrasilPopular science and social appropriation of science: some reflections on the Brazilian case
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A comunicação da ciência tem ganhado, ao longo das últimas duas décadas, particular fôlego no Brasil. Neste artigo, iniciaremos com um brevíssimo panorama da efervescência no campo. Em seguida, dedicaremos nosso olhar para os museus e centros interativos de ciência brasileiros, foco de nossas discussões. Discutiremos quatro modelos de compreensão pública da ciência, para, então, apresentar quatro exemplos de iniciativas que visam dar voz e protagonismo a distintos públicos. Ao fi-nal, buscaremos enfatizar a necessidade de os museus interativos de ciência serem em espaços de debates em torno de temas de ciência e tecnologia e de formação cidadã, em contraposição ao modelo ainda bas-tante disseminado de vitrines de conhecimentos científicos supostamente bem consolidados e estáticos.
Resumo em Inglês
During the latest decades, the communication of science has had a special impulse in Brazil. This article provides a brief overview of the advances in this field. It approaches museums and inter-active science centers in Brazil as the focus of our discussions. It analyzes four models of public understanding of science; also, four examples of initiatives that recognize the role of different audi-ences are presented. The goal is to call the attention on the need of interactive science museums as places intended to explore science issues, technology and citizenship education, as opposed to the still quite spread model of scientific knowledge windows supposedly well established and static.
Resumo em Espanhol
La comunicación de la ciencia ha ganado, a lo largo de las últimas dos décadas, particular fuerza en Brasil. En este artículo iniciaremos un muy breve panorama sobre la efervescencia en el campo. En seguida dedicaremos nuestra mirada a museos y centros interactivos de ciencia brasileños, foco de nuestras discusiones. Discutiremos cuatro modelos de comprensión pública de la ciencia, para entonces presentar cuatro ejemplos de iniciativas que dan voz y protagonismo a distintos públicos. Al final buscaremos enfatizar la necesidad de los museos interactivos de ciencia de ser espacios de debates alrededor de temas de ciencia y tecnología y de formación ciudadana, en contraposición al modelo aún bastante diseminado de escaparates de conocimientos científicos supuestamente bien consolidados y estáticos.
Palavras-chave
Comunicação da CiênciaDivulgação Científica
Apropriação Social da Ciência
Museus de Ciência
Palavras-chave em inglês
Science CommunicationPublic Understanding of Science
Social Appropriation of Science
Science Museums
Palavras-chave em espanhol
Comunicación de la CienciaDivulgación Científica
Apropiación Social de la Ciencia
Museos de Ciencia
Compartilhar