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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45441
INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS INFORMADAS POR EVIDÊNCIAS NO BRASIL
Institucionalización de las políticas informadas por evidencia
Políticas informadas por evidências
Institucionalização
Formulação de políticas
Brasil
COVID-19
Institutionalization
Policy making
Brazil
COVID-19
Institucionalización
Formulación de políticas
Brasil
COVID-19
Política Informada por Evidências
Institucionalização
Formulação de Políticas
Título alternativo
Institutionalizing evidence-based policies in BrazilInstitucionalización de las políticas informadas por evidencia
Autor(es)
Afiliação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Governo Municipal Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Objetivo. Avaliar capacidades, arranjos organizativos e barreiras à implementação dos Núcleos de Evidências
(NEvs) da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) no Brasil.
Métodos. Realizou-se um estudo exploratório de casos múltiplos, descritivo-analítico, com abordagem mista.
Os coordenadores dos NEvs em atividade no país responderam um instrumento com três partes: caracterização
do respondente, avaliação da capacidade de “adquirir, avaliar, adaptar e aplicar” evidências (4A) e
questões abertas abordando arranjos organizativos e barreiras à implementação dos NEvs.
Resultados. Participaram da pesquisa 15 NEvs, concentrados no Centro-Oeste; 73,3% estavam sediados
em universidades e 20% em secretarias estaduais/municipais ou no Ministério da Saúde. Dos coordenadores
participantes, 100% possuíam pós-graduação lato e/ou strictu sensu e 80% referiram experiência de 1 a 5
anos em políticas informadas por evidências (PIE) e proficiência em inglês. Nenhum coordenador atuava
exclusivamente no NEv. As equipes incluíam profissionais de saúde, estudantes (graduação/pós-graduação),
docentes de universidades e servidores efetivos em secretarias de saúde. Foram identificadas alta capacidade
para “adquirir” e “avaliar” e baixa capacidade para “adaptar” e “aplicar” evidências. Quanto a atividades
e produtos, prevaleceu a média de três por ano, com destaque para produtos de tradução do conhecimento
(sínteses de evidência e diálogos deliberativos) e capacitação para profissionais de saúde, gestores e alunos
de graduação/pós-graduação. Cinco categorias de barreiras foram descritas: 1) financiamento, 2) integração
da rede, 3) institucionalização das demandas, 4) capacidade de adaptação e 5) habilidades de comunicação
de pesquisa para recomendar ações no nível local.
Conclusões. Existem recursos humanos capacitados, vinculados a instituições de pesquisa e ensino, para
apoiar as PIE. No entanto, a sustentabilidade dos NEvs depende de ações coordenadas para garantir a capacidade
de adaptar e aplicar evidências.
Resumo em Inglês
Objective. To evaluate capacities, organizational arrangements, and barriers to the implementation of Evidence
Centers (NEvs) as part of Brazil’s Evidence-Informed Policy Network (EVIPNet).
Method. A mixed methods descriptive-analytical, multiple-case exploratory study was performed. Coordinators
of active NEvs answered a questionnaire in three parts: participant characteristics, assessment of the
capacity to “acquire, assess, adapt, and apply” evidence (4A), and open questions addressing organizational
arrangements and barriers to the implementation of NEvs.
Results. The study included 15 NEvs, mostly from the Midwest; 73.3% were based in universities, while 20%
were installed in state/city health departments or in the Ministry of Health. All coordinators had completed graduate
training and 80% reported 1 to 5 years’ experience with evidence-based policies as well as proficiency
in English. None of the participants worked exclusively as NEv coordinator. NEv teams included health care
professionals, students (undergraduate/graduate), professors, and civil servants from health departments.
The data revealed high capacity to “acquire” and “assess” evidence, and low capacity to “adapt” and “apply”
evidence. On average, three activities or products were developed yearly by each NEv, especially knowledge
translation initiatives (systematic reviews and deliberative dialogues) and training for health care professionals,
managers and undergraduate/graduate students. Five barrier categories were described: 1) financing, 2)
network integration, 3) institutionalization of demands, 4) adaptive capacity, and 5) research communication
skills to recommend actions at the local level.
Conclusions. Trained human resources associated with academic and research institutions are available to
support evidence-informed policies. However, the sustainability of NEvs depends on coordinated action to
ensure the capacity to adapt and apply evidence.
Resumo em Espanhol
Objetivo. Evaluar la capacidad, los arreglos organizativos y los obstáculos existentes para la aplicación de
los núcleos de evidencia (NEv) de la Red de Políticas Informadas por Evidencia (EVIPNet) en Brasil.
Métodos. Se realizó un estudio descriptivo, analítico y exploratorio de casos múltiples, con un enfoque mixto.
Los coordinadores de los NEv activos en el país respondieron a un instrumento dividido en tres partes: caracterización
de la persona encuestada, evaluación de la capacidad de “adquirir, evaluar, adaptar y aplicar”
evidencia (conocidas como 4A por su sigla en portugués) y temas de discusión abierta en los cuales se
abordaron los arreglos organizativos y los obstáculos existentes para la aplicación de los NEv.
Resultados. Participaron en la investigación 5 NEv concentrados en la región Centro-Oeste; 73,3% tenían su
sede en universidades y un 20% en secretarías estatales/municipales o en el Ministerio de Salud. Todos los
coordinadores participantes tenían título de posgrado en sentido amplio o estricto y 80% afirmaron que tenían
experiencia de 1 a 5 años en políticas informadas por evidencia (PIE) y que dominaban el inglés. Ningún
coordinador trabajaba exclusivamente en el NEv. Los equipos incluían profesionales de salud, estudiantes
(de grado/posgrado), profesores universitarios y empleados en comisión de servicio en las secretarías de
salud. Se determinó que tenían gran capacidad para “adquirir” y “evaluar” y poca capacidad para “adaptar”
y “aplicar” evidencias. En cuanto a actividades y productos, prevaleció la media de tres al año, con hincapié
en los productos de traducción del conocimiento (la síntesis de la evidencia y los diálogos deliberantes) y
la capacitación para profesionales de salud, gestores y alumnos de grado/posgrado. Se describieron cinco
clases de obstáculos: 1) financiamiento, 2) integración de la red, 3) institucionalización de las demandas,
4) capacidad de adaptación y 5) habilidades de comunicación de las investigaciones para recomendar la
adopción de medidas en el nivel local.
Conclusiones. Existen recursos humanos capacitados, vinculados a instituciones de investigación y
enseñanza, para apoyar las PIE. Sin embargo, la sostenibilidad de los NEv depende de la adopción de medidas
coordinadas para garantizar que existe la capacidad de adaptar y aplicar evidencia.
Palavras-chave
Tradução do conhecimentoPolíticas informadas por evidências
Institucionalização
Formulação de políticas
Brasil
COVID-19
Palavras-chave em inglês
Evidence-informed policyInstitutionalization
Policy making
Brazil
COVID-19
Palavras-chave em espanhol
Política informada por la evidenciaInstitucionalización
Formulación de políticas
Brasil
COVID-19
DeCS
Pesquisa Médica TranslacionalPolítica Informada por Evidências
Institucionalização
Formulação de Políticas
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